segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

P042-Um Natal... na mecha

Tem piada.
Conta Salgueiro Maia no seu livro "Capitão de Abril, Histórias da guerra do ultramar e do 25 de Abril":
O general Spínola, durante o período do Natal, visitava todas as posições ocupadas pelas Forças Armadas. Começava pelas sedes dos batalhões e ia até ao destacamento mais pequeno. Normalmente deslocava-se de heli, com um heli-canhão em apoio. Estava prevista nestas visitas a ida a Bula, o comandante do batalhão lá localizado ordenou que a companhia do capitão Gaspar informasse a sede do batalhão logo que os heli a sobrevoassem em direcção a Bula. Entretanto, toda a rede rádio de Bula e os sectores envolventes de Bissau, Mansoa e Bissum estão em escuta rádio.
Considerando a importância da missão, o capitão Gaspar achou conveniente ir pessoalmente para a rádio, e, assim, logo que ouviu o barulho dos heli a aproximarem-se chamou o comando do batalhão de Bula ao rádio e informou: "Informo Vexa [V.ª Ex.ª, Vossa Excelência] que Sexa [S. Ex.ª, Sua Excelência] passou na mecha. Terminado."
No dia a seguir foi recebida em todas as unidades no teatro de operações da Guiné a seguinte mensagem: "A Partir desta data expressamente proibido uso de abreviaturas Sexa e Vexa."

1 comentário:

  1. Salgueiro Maia, provàvelmente o único oficial honesto do 25 de Abril.
    Que descanse em paz.

    ResponderEliminar