Cheguei agora, mas andei por aí perdido... isto afinal é mais fácil do que o que eu pensava pessoal.
Xico
Espaço feito para e por ex-combatentes da Guerra do Ultramar na Guiné e que se juntam semanalmente em Matosinhos para perpetuarem uma amizade iniciada na sua juventude em Africa em tempos de Guerra.
Ó Xico. Eu tinha-te dito que o que é preciso é deixar a pregicite aguda para tráz.
ResponderEliminarCá para nós que ninguém nos ouve. Eu peço sempre ao Alvaro para colocar as minhas coisas direitinhas. Se não ainda atafulho a Tabanca e ninguém se entende.
PARABÉNS ao Francisco Allen. Porquê? Porque desde final do ano 2005,estava o BLOGUE- (casa mãe)- a passar da terceira para a quarta velocidade hoje já vai em velocidade de cruzeiro os amigos Zé Teixeira e o Albano incentivaram-no a começar a escrever para o blogue sobre as várias viagens já feitas à Guiné, mas não por incapacidade mas mais por "preguiceira de iniciativa" nunca o fez, pelo que tomei eu essa missão a meu cargo e muitas letras escrevi sobre a minha própria experiência e vivência com aquele maravilhoso povo e seu pedaço de chão. Por tal este dia 4 de Dezembro de 2008 ficará registado como o seu baptismo de escrita que me deixa feliz, pois decerto incentivado pelos muitos amigos, quer da Tabanca Grande como da Pequena, ele hoje deu o "pontapé da saída" e como nada tem de difícil, penso que se chegou aqui será para ficar!!! e se quiser tem muitas histórias a contar de experiências vividas durante todas estas viagens, iniciadas por ambos em 1992,maioritáriamente engraçadas, quase anedóticas, desde a primeira chegada ,numa madrugada de Março de 92,ao velho aeroporto de Bissau, exactamente igual como de lá sairá em 1974,outra em 94, quando no mesmo aeroporto partíamos para os Bijagós num velho e enorme helicóptero russo que fazia esse trajecto e que devido ao excesso de pessoas e peso demorou cerca de meia hora para levantar e depois de alguns balanceamentos lá chegamos à ilha de Bubaque, nosso destino, tendo feito uma paragem na lindíssima ilha de Maio, actualmente degradada mas famosa porque parte dos seus habitantes são vacas e nunca havíamos visto vacas voarem devido à deslocação de ar produzida pelo héli. Em 98,viajávamos para o interior e um policia mandou parar pois queria multá-lo por conduzir sem camisa!... Numa outra ocasião e numa ida a Empada, foram batidos os recordes em termo de multas a ponto de que a ultima teve que ser paga com um salpicão...mas teve que dizer ao polícia que era carne de vaca pois não comem porco. Ali vale tudo! MAS ISTO É GUINÉ e da GUINÉ não há só e tristemente histórias de uma guerra cruel para serem contadas. Entre umas e outras desanuvia-se o espírito. XICO continua pois cá estou para te ajudar a relembrar. Zélia
ResponderEliminar