sexta-feira, 2 de julho de 2010

P457 - Sementes e Água Potável para a Guiné - Bissau


Campanha para abrir dez poços de água e construir 10 fontanários em tabancas no interior da Guiné – Bissau
Apesar da torneira ligada aos corações dos combatentes da Guiné, que fez jorrar alguns milhares de euros para o projecto SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU me parecer que já sofre da terrível seca que nos apoquenta e deixou de “pingar”, mas a obra, segue em frente.
Juntamos algumas fotos bem elucidativas do andamento das obras em AMINDARA.


Ainda não conseguimos a totalidade dos euros necessários, mas está quase.
Para a obra de construção do poço, sistema de elevação de água, depósito e canalização, faltam menos de 100 €.

A AD - Acção para o Desenvolvimento ONG, a Associação local com quem fizemos uma parceria, está a proceder à construção do poço por administração directa o que permite a poupança de algumas centenas de euros.   
Vamos conseguir criar as condições para a Tabanca de Amindara, ter água potável  para as necessidades higiénico sanitárias e evitar definitivamente as cenas que as fotos seguintes espelham.
As pessoas e crianças de Amindara deslocam-se actualmente alguns quilómetros para conseguirem o "ouro do século XXI - a água potável.


Todavia o nosso projecto passa pela dinamização da agricultura, pelo que se torna necessário angariar fundos para a aquisição de sementes. (Segunda fase do projecto).
Temos a garantia, também neste campo, da experiência dos técnicos da AD – Ver http://www.adbissau.org/adbissau/ em fomentar a agricultara através da organização nas comunidades locais de associações de desenvolvimento com o objectivo de preparar tecnicamente os habitantes locais para a cultivo de produtos agrícolas e rentabilização dos meios.

No caso concreto de Amindara juntamos uma foto da senhora (habitante local) que assumiu a responsabilidade de unir os habitantes em torno do projecto que com a nossa atitude ganhou pernas para andar, sobre a orientação técnica e anímica da AD – Acção para o Desenvolvimento.


Ouso insistir no apelo que lancei aos combatentes da Guiné. Uma oferta de 20€ para a dinamização deste projecto, pois como diz o ditado "migalhinhas é pão".

As crianças de Amindara e tantas outras crianças merecem melhor sorte. Merecem água pura para saciarem a sua sede sem riscos para a saúde.
Zé Teixeira


Sem comentários:

Enviar um comentário