quarta-feira, 28 de julho de 2010

P472 - Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau



A partir de hoje, aqui em Amindara estamos a viver como os brancos… …


Foi com este linda e saborosa frase que o Chefe da Tabanca de Amindara anunciou aos seus familiares em Bissau que Amindara já tinha água fresquinha e boa, ali a 18 metros de profundidade e não a cerca de três Km.,enquanto as mulheres e as crianças em delírio cantavam e dançavam.
Esta atitude espontânea e sincera do Chefe de Tabanca de Amindara, demonstra bem como aquela gente se contenta com pouco para se sentir feliz. Um "pouco" que é imenso. Apenas uma torneira de água fresca e potável para toda a Tabanca.
Agora já não é preciso ir buscá-la a quilómetros de distância, à bolanha ou a uma lagoa na floresta sem a mínima garantia de salubridade.
Agora as crianças da escolinha local já podem beber água a qualquer hora do dia.

O seu sonho de décadas realizou-se graças a solidariedade dos antigos combatentes portugueses, seus familiares e amigos.

Foi dia di ronco, garandi ronco para Amindara que se vai repetir em breve na tabanca de Medjo, porque a solidariedade não tem fronteiras.

Agora só falta colocar o depósito para garantir que a água não falte, mesmo nos dias de chuva 

Já arrancamos em Medjo.
 Os poceiros ( especialistas da AD em abrir poços) já lá estão a trabalhar. Dentro de alguns dias os habitantes de Medjo terão água potável junto à porta de casa.
Como ainda não dinheiro para o equipamento terão de puxar a água a balde.

O dinheiro conseguido ainda está longe de responder às necessidades para cobrir as despesas com a abertura do novo poço em Medjo, mas ... eu acredito.

Zé Teixeira


Sem comentários:

Enviar um comentário