sexta-feira, 17 de abril de 2009

P148-A emboscada do Quirafo foi há 37 anos

17 de Abril de 1972 foi uma data fatídica para uma série de camaradas nossos que nos deixaram de forma abrupta e traiçoeira.
Nesse dia o Batista, deitado no chão após o enorme rebentamento das granadas de "bazooka" que íam pousadas dentro da GMC onde ele se tinha empoleirado, viu aproximar-se um "turra" e deitar-lhe a mão ao cano da espingarda para ver se estava quente ou frio. Felizmente estava frio pois o terror tinha-o paralizado... estava salvo por agora. O tiro de misericórdia que lhe estava destinado ficou reservado para outros que se contorciam com dores no chão.
Foi levado pelos guerrilheiros, desarmado pelo mato em coluna que o fizeram atravessar o rio Corubal por um caminho de pedras submersas e viu a água subir-lhe pelo corpo acima até ao pescoço. De repente pensou que não sabia nadar... não morri da emboscada e vou morrer aqui afogado, pensou.... mas a água foi lentamente descendo e finalmente estava do outro lado.
O Batista e o Mário Migueis que juntamente com o Paulo Santiago,
muito têm contribuído para o deslindar da verdade dos factos
Esperavam-no longos meses de doloroso cativeiro.
Foi um dia de pesadelo para os poucos que sobreviveram e para os que foram em socorro das vítimas. Imaginaram-se cenas, especularam-se hipóteses. No princípio nem se sabia ao certo quantos faltavam.
37 anos depois, alguns dos nossos camaradas da Tabanca de Matosinhos, entre os quais, alguns que viveram aquela tragédia no local, vão depositar uma coroa de flores no túmulo do António Ferreira no cemitério de Águas Santas juntamente com a Cidália, a sua viúva, prestando desta forma uma singela homenagem a todos quantos nesse dia pereceram em tão traiçoeira emboscada.
A nossa imaginação exacerbada pelo horror da tragédia e as nossas recordações incompletas e distorcidas pelo tempo, fizeram a Cidália acreditar que o seu amado António Ferreira poderia ter sido capturado vivo e à semelhança do que aconteceu com o Batista, um dia ainda regressar para o seio dos seus.
Arrumadas as ideias e refeitos os factos, infelizmente ficou comprovado que não.
O seu corpo descansa em paz no túmulo que lhe reservaram na sua terra natal.
Bem hajam todos quantos se têm esforçado pela determinação da verdade dos factos.
Álvaro Basto

1 comentário: