segunda-feira, 13 de abril de 2009

P141-Numa mão a espada e noutra a viola

Ora aqui está a prosa irreverente mas quase poética do nosso querido camarada David Guimães com memórias do Xitole onde esteve antes de mim.

Bem acho que eventualmente ao menos eu, que tenho pouco jeitinho para prosa e para retórica enfim, sou como me conhecem, falo alto e sou entusiasta no que digo, disse um dia bem baixinho ao Jorge (PORTOJO), num Mail que lhe enviei que Xaveu se escrevia de outro modo - comer claro sempre pela boca... É evidente que ele até achou piada que eu enviasse receita - ela está aí bem na NET - pronto, para que iria eu "plagiar" uma coisa para meter no blogue e armar-me em cozinheiro, logo eu que tenho horror a cozinhas - disse cozinhas não a cozinhados...


O chabéu esteve óptimo, foi uma ideia bela mas contudo - faltaram as sardinhas, prato forte e predilecto da nossa Tabanca. O mais giro foi que dei uma boleia a um amigo que me disse: "pôrra" Guimarães que até estou meio enfartado... eu disse somente: - comeces menos... Então isto para dizer que apesar de faltarem as sardinhas o frango chegou e bem, pelos vistos e todos gostamos...
Eu é que nunca me chateio quando me perguntam... Guimarães já pagaste? Guimarães já deste alguma coisa para as sementes? Esta é a paga que tenho rodas as semanas e afinal só me safo disso quando não vou à Tabanca... É perseguição mesmo...
E…..conheço Mampatá, Guileje, e isto e aquilo... as grandes batalhas que se deram aqui e acolá - lá bem na nossa Guiné - eu digo nossa porque como todos temos uma rua, uma quinta porque não ter a nossa Guiné...e mais. É o Mampatá, é Bedanda, é Có e o Saltinho, Bambadinca etc etc etc... Como filho que todos somos do Blogue Grande decerto que o sector por onde eu andei já foi tratado exaustivamente e a guerra já acabou por lá... E pronto fala-se em Cussilinta, colónia Balnear bem perto de "Cambessé" e "Sincha-Madio" a uns cinco Quilómetros de Tangali, a uns 8 da Ponte dos Fulas e que estavam á guarda de uma Companhia que estava sediada no Xitole.... Muita gente que conhece a ponte dos Fulas e Cussilinta perguntaram-me onde era Xitole... Pois é que agora com a estrada alcatroada já nem se passa no Xitole bem mas um tanto ao lado e como cada ex-combatente que vai á Guiné vai ver a sua terra pronto - que se lixe o Xitole... O Xitole tem história e teve bem guerra e sei que ainda hoje existe a marca no antigo depósito de géneros - que ainda lá está - de uma granada que lá entrou num fim de tarde de um dia do ano de 1971 e partiu uns garrafões de vinho... Nenhuma granada mais lá acertou e ainda bem, e foram muitas quando para lá foi morar um Morteiro 107 milímetros... etc etc etc... Sendo que o Saltinho por exemplo já tinha sido antes de ser companhia, um destacamento do Xitole.
Eu afinal estou a dizer isto tudo para justificar uma fotografia que eu desconhecia e me fizeram o favor de me enviar como prenda de Páscoa - foi um ex-camarada da CCS que o destino um dia quis que fosse projectado pelo para brisas de uma GMC e fosse evacuado... vá lá coseram-no bem os cirurgiões para a altura, e hoje manda uma cicatriz desde a cabeça até isso mesmo que pensam...
Ora bem, é uma estada de piras (seis meses mais ou menos) que chegaram há pouco ao mato da Guiné, ano de 1970 e fácil é ver pelas botas muito bem conservadas ainda... pois aí era onde os sargentos comiam - MESSE DE SARGENTOS...
Camões diz: "numa mão a espada e noutra a pena" eu mudei a espada pela viola e o Meirinho também - numa mão a espingarda e noutra a viola.



Da esquerda para a direita – O Arlindo e Rodas que era furriel miliciano atirador da CCAC 12 e mora em Setúbal. A seguir o Furriel Mecânico Cabete que vive na Figueira, eu, atrás o Sargento Santos de Leiria, o Furriel Rei atirador que vive em Azeitão, o Ribeiro atirador, esse de bigode que vive aí em Leça, atrás o Martins que era o Furriel Ranger que vive para os lados de Lisboa e o outro da Viola é exactamente o "saudoso" Furriel Enfermeiro Meirinho que o Álvaro Basto substituiu...


Aí está o local onde os sargentos comiam na altura - para memória de quem pelo Xitole passou...


UM ABRAÇO,
DAVID GUIMARÃES

1 comentário:

  1. Ó David, podes dizer à vontade que a boleia foi para mim. Ia ter com os nossos outros camaradas ao Progresso. E ia enfartado sim. Mas quem demorou quási uma hora a deixar-me em Carlos Alberto, quem foi, quem foi ?... Quási percorremos a cidade...
    Gostei do teu escrito sobre a nossa Guiné.
    Um abraço

    ResponderEliminar