quarta-feira, 22 de abril de 2009

P151-Crianças da Guiné e a Tabanca de Matosinhos

Na sequência da deslocação a Portugal de duas crianças da Guiné Bissau para serem avaliadas e operadas ao coração, conforme noticia que se reproduz abaixo, com a devida vénia à SIC, esteve hoje a almoçar connosco o Dr. Augusto Bidonga, natural de Catió e Director Clínico da Clínica de Bor que se vocacionou para as doenças pediátricas.












Da conversa que fomos tendo ao longo do almoço ressaltou a incomensurável e já pródiga falta de meios com que se debate para fazer face a tantos casos desesperados de crianças que poderiam ser salvas de uma morte antecipada se tivessem ajuda externa.
Como gente habituada a arregaçar as mangas e a passar rápidamente à acção, logo ali se estabeleceu a criação de uma Bolsa de Familias de Acolhimento para as crianças que tenham a sorte de vir a poder beneficiar do tratamento hospitalar que necessitam.
Trata-se de uma área onde nos afirmaram ser grande o déficite, já que as mesmas não podem trazer acompanhantes familiares e na maior parte dos casos necessitam de cuidados ambulatórios do pós-operatório não havendo nenhuma Intituição que a isso se dedique.
Afinal muitos de nós temos um quarto lá em casa disponível e tempo para levarmos as crianças às consultas durante o período que por cá tenham que permanecer.

A lista já começou a circular e todos serão benvindos nesta ajuda que pode traduzir-se na viabilização de uma intervenção cirurgica destinada a dar vida a uma jovem vida.
Por isso, se quiserem e reunirem condições para dar este apoio, podem increver-se através do meu email (alvarobasto@gmail.com) indicando um nr. de telefone de contacto.
Álvaro Basto

Sem comentários:

Enviar um comentário