quinta-feira, 16 de abril de 2009

P146-"Manga di Ronco" na Grande Tabanca de Matosinhos

Hoje tivemos a alegria, a honra e o prazer de ter connosco à mesa, o Régulo de Sinchã Shambel. O Suleimane Shambel Baldé, querido amigo e camarada dos meus tempos em Mampatá Forreá.



O Suleimane a assinar o quadro de Honra da Tabanca de Matosihos



O Carvalho a abraçar o Suleimane que conheceu era este cabo milicia comandado pelo Paulo Santiago no Pel.Cac.Nat 53


Filho do Régulo Shambel de Contabane (entre Aldeia Formosa e Saltinho), viu a sua Tabanca ser totalmente queimada no dia 22 de Junho de 1968, num violento e longo ataque do PAIGC . Os dois grupos de combate aí estacionados da C.Caç 2382, regressaram a Aldeia Formosa, com a roupa que tinham no corpo, dois dias depois, exactamente no dia em que eu lá pelo norte em Ingoré, me divertia numa Marcha de S. João. A guerra tinha destas coisas.

Ingoré 1968 -Marcha de S. João

Todas as moranças, e bens pessoais da população e dos militares fora destruídas pelo fogo. Restaram cinzas e lágrimas.
A população distribuiu-se numa primeira fase por Aldeia Formosa, Saltinho, Mampatá Forreá, etc. até ser reagrupada em Sinchá Shambel,( nome que quer dizer “terra de Shambel” em honra de seu pai) no Saltinho.
Um mês depois coube à minha Companhia fixar-se na zona, onde ficou até ao fim da Comissão.
O Suleimane, começou por fixar-se em Mampatá no grupo de milícia, onde nos conhecemos, depois foi para a Chamarra. Como pelos lados de Gandembel a “festa” aquecia, foi deslocado para lá, tendo passado uns tempos em Ponte Balana.
Decidida a retirada estratégica desses destacamentos, o Suleimane foi colocado de novo na Chamarra e posteriormente foi engrossar o Pelotão de soldados nativos organizado e comandado pelo Paulo Santiago no Saltinho.
Hoje, com 73 anos bem vividos e bem conservados, quatro mulheres e 21 filhos, vive, tanto quanto nós, os combatentes da “Metrópole”, a nostalgia daqueles tempos. Recorda, nomes, fisionomias, tiques de antigos comandantes e camaradas. Quer revê-los, abraçá-los. Recordar aventuras e estórias, momentos de luta, sofrimento e dor, bem como momentos de alegria e festa que também tivemos.

Buba 2005-Pista de aviação transformada em zona de habitação
Em 2005, quando voltei à Guiné, tive o grato prazer de, numa terra onde nunca tinha estado ( Saltinho) ser reconhecido e ouvir chamar pelo meu nome – “Tissera”. Uma bonita e simpática senhora, não hesitou em vir ao meu encontro e identificar-se como filha do Aliu Baldé de Mampatá e “mindjer” do Suleimane Shambel Baldé, soldado milícia em Mampatá, dos velhos tempos da minha juventude. Era a Ádada, “bajuda bonita” daqueles tempos e que ainda “guarda” essa beleza. Foi um choque emocional tremendo e gratificante. Só por si, valeu a pena voltar à Guiné. O Suleimane estava fora, pelo que não nos pudemos abraçar
A Mãe do Suleimane, hoje, com 98 anos bem vividos, veio receber-me num abraço apertado e lágrimas nos olhos, gritando: Branco na volta, branco na volta !
O Ano passado, voltei. A Ádada voltou a receber-me com carinho e tive o prazer de abraçar o Suleimane.
Agora, foi a vez de ele nos vir visitar.


Saltinho 2005 - Viúva de Sjambel - Régulo de Contabane

A Ádada Mulher do Suleimane


Um nome – Capitão Rui, onde está? Era o Capitão da C. Caç. 2382 que defendeu a população de Contabane, no terrível ataque de Junho de 1968.
Outro nome – “Alfero” Barbosa (muito alto), da minha companhia com quem conviveu na Chamarra (infelizmente já falecido)
Obrigado Suleimane, por estes belos momentos que voltamos a reviver.
Zé Teixeira
Fotos de Alvaro Basto e Zé Teixeira

4 comentários:

  1. ola teixeira
    o capitao da 2382 nao era rui mas
    carlos nery de sousa gomes araujo
    tenho pena de nao ter estado aí na ultima quarta feira mas estou com gripe e foi empossivel

    ResponderEliminar
  2. Teixeira
    Uma precisão ao teu texto,o
    PELCAÇNAT 53 foi comandado por
    mim,não organizado.Eu rendi o
    AlfMil Mota,natural da Póvoa do
    Varzim.Tirando esta imprecisão,
    o texto está óptimo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. cTalvez o Suleimane se referisse ao Capitão Rei da C. Caç 1792- Os Lenços Azuís, que estava em Aldeia Formosa,um grande militar, infelizmente já falecido.
    Zé Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Era a mim que ele se referia, Capitão Araújo, que pode parecer Capitão Rui, por estranho que possa parecer a quem não conheça a Guiné e a sua gente... Sábado último, almoçámos, minha mulher e eu, com o Suleimane e com seu primo Julde Baldé, no "Carlos" da Aldeia do Meco... Feijoada de marisco e "manga" de recordações... Um convívio muito gratificante... Ficou um desafio: Venham à Guiné, terminada a época das chuvas...

    ResponderEliminar