segunda-feira, 24 de maio de 2010

P435-A Tabanca de 19-05-2010


Mais uma vez com algum atraso aqui vai a cronica semanal sobre a nossa última quarta-feira no Milho-Rei.
Com a  chegada do verão começa a ser difícil cumprir os prazos face  às solicitações de outras actividades em que nos vamos deixando envolver. As actividades de lazer são uma tentação com o bom tempo pelo que espero que nos desculpem.
Foi mais um almoço cheio de ruídos de boa disposição e gente nova que nos visita e fica encantada com a sã convivência que por lá descobre.
Foram chegando, foram chegando e quando demos por ela estávamos 52 a mesa a debatermo-nos com a indispensável sopa de legumes, os rojões à moda do minho e os restantes manjares que o Milho Rei nos vem habituando.

Esta semana a aposta do euromilhões sempre saíu premiada e como a publicação já esta a ser feita muito depois do sorteio podemos dar a noticia em primeira mão. Vão ser pouco mais de 8 euros de prémio mas já é alguma coisa. Aqui vai a aposta que havia sido comprada na quinta passada:
Foram muitas a s caras novas que estiveram presentes, aqui o Zé Rodrigues à direita acompanhado de dois camaradas com quem recentemente esteve em Bissau, O Fernando Henriques ao centro acabadinho de chegar do aeroporto onde minutos antes tinha aterrado proveniente dos Açores, sua terra natal, e à esquerdo um outro camarada que como chegou mesmo no final do repasto não deu para tomar nota do nome 


Em baixo o Manuel Bastos Soares acompanhado de um outro camarada veterano que chegou igualmente após o almoço mas que prometeu em breve almoçar connosco 

Perosinho através do seu Pároco e nosso camarada Padre Augusto Baptista ( à esquerda) e do José Lucas director do seu Centro Social (à direita) esteve belissimamente representada e foi um gosto ouvir aqueles camaradas a falarem ambos dos seus tempos de Bula e Binar


Outra das caras novas foi o Domingos Soares de Gueifães-Maia que com o seu Batalhão de engenharia ajudou a construir aquartelamentos em Brá. Teixeira Pinto e Banbadinca. Aqui o vemos em baixo ao Lado do Vitorino Silva seu velho amigo.



Nesta quarta feira tivemos uma grande alegria pois, directamente da Suiça onde reside veio o Eduardo Ricou que ficou encantada por poder finalmente participar numa das nossas tão badaladas quartas-feiras que ele lá longe vai seguindo religiosamente.
Aqui o vemos a saudar a maçta toda, presentes e ausentes.


O Major Simões Duarte que esteve na Guiné já como capitão a comandar a 2618 e é actualmente um figura de relevo no panorama artistico portuense com créditos firmados num sem numero de exposições individuais de pintura veio também juntar-se a esta grande comunidade fraterna dos ex-combatentes da Guiné.
Continua a verificar-se uma aproximação a todos os níveis salutar entre organizações que visam ajudar os mais carenciados na Guiné Bissau. Mais uma ONG esteve presente através da sua Presidente Isabel Ferreira a Passo Positivo cujo blogue já se encontra devidamente associado a nós com uma referencia na barra lateral do nosso.
Eta associação vai ser objecto de poste indidual pela importância que reveste  o seu trabalho.
Ei-la aqui a assinar o quadro de honra.

Mas mais caras novas(jovens) apareceram. Afinal era a festa de aniversário do Xico Allen recém chegado de Bissau, E quer festa. Estiveram presentes a sua filha Inês e o namorado, António a Natália Cristina da "Viver 100 Fronteiras"  nossa mais do que amiga, quase irmã e até o Armindo Costa que se encontra ainda em recuperação de um grave AVC que o vitimou em 2008
Eis alguma images bem sugestivas


Foram muitos e emocionados os momentos que se viveram na quarta passada.
A Natália aproveitou para pedir ao Padre Baptista de Perosinho que a ajudasse a angariara máquinas de costura para um projecto que tem entre mãos e a resposta não se fez esperar, logo ali apareceram voluntários dadores e o próprio Padre Baptista acedeu a colaborar através das suas influencias como Pároco.
São estas coisas que marcam e de que forma, a diferença entre simples confraternizações e a humanidade que se tem vindo a imprimir às nossas.




O Fundo para a Clínica de Bor continua a crescer, desta feita foram mais 115,00 €. Estamos neste momentoa preparar nova remessa de material hospitalar e medicamentos para ajudar Bor e as suas crianças




O projecto das sementes está igualmente em vias de ser iniciado com a colaboração da AD em Bissau na parte de execução e nossa na parte de financiamento. O Saldo subiu mais uns reconfortantes 125,00 euros



Em breve iremos ter noticias do Zé Teixeira sobre o projecto e sobre a concretização da primeira bomba de água e respectiva sementeira.


Segue-se mais algumas fotos expressivas da Assembleia e do almoço.



Para terminar, uma palavra de agradecimento ao Carmelita autor da maior parte das fotos acima.
Bem hajam todos.
Álvaro Basto


1 comentário:

  1. Um grande encontro ,que tem avanços promissores ,e a cada dia ,como diz um velho ditado "A união faz a força",e com certeza os resultados serão cada dia melhores...fico na torcida por todos ,nesta luta maravilhosa!!!
    beijos e abraços !!!!
    da amiga.

    ResponderEliminar