quarta-feira, 12 de maio de 2010

P419 - Sementes e Água Potável para a Guiné - Bissau

Campanha para abrir dez poços de água e construir fontanários em Tabancas do interior da Guiné – Bissau.
Construção do primeiro poço em Amindará no Cantanhez



O nosso sonho de ajudar os Guineenses, sobretudo as crianças das escolas a obterem água potável para as suas necessidades e para regarem as suas hortas, está a tornar-se realidade, com a construção do primeiro poço / fontanário em Amindará, graças à solidariedade de algumas dezenas de camaradas e seus familiares.
Tivemos o cuidado de procurar colher no mercado informações sobre os melhores preços do equipamento. No mercado português obtivemos dois orçamentos sobre o equipamento técnico, dado que o furo tem de ser feito por empresa local e a mão de obra e o equipamento básico (cimento, tubagem, ferro,anilhas, depósito, etc) fica mais barato no mercado local.







No mercado guineense, obtivemos um orçamento na firma de um camarada bloguista que se dedica, entre outros negócios na Guiné a abrir poços para se obter água.
Trata-se de um cooperante da confiança da AD Acção para o Desenvolvimento a quem esta Associação adquire parte do equipamento, quando constrói fontanários por administração directa.
Os seus preços são:
- Abertura do furo 3.000€
- Placas solares, bomba, equipamento e mão de obra 2.000

Um quarto projecto, que nos parece o mais viável, é a construção por administração directa pela AD – Acção para o Desenvolvimento que orça em cerca de 4.000€
A equipa gerida pelo Pepito, com a experiência que tem na área, adquire o equipamento em várias firmas locais e eventualmente no estrangeiro. Tem também trabalhadores com experiência a que contrata para as obras.
Zé Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário