domingo, 22 de fevereiro de 2009

P102-Expedição humanitária parte de Portugal para Guiné-Bissau

Transcrição de mais uma noticia desta vez publicada pela Agencia Lusa, com a devida vénia, aqui vai:

Coimbra, 20 fev (Lusa) – Uma missão para ajudar a Guiné-Bissau partiu nesta sexta-feira de Coimbra.

O grupo de 22 pessoas vai atravessar o deserto em veículos 4x4 para montar o primeiro parque infantil da capital e uma creche no norte do país.

Os expedicionários, que cumprem neste ano a sexta missão humanitária, são na sua maioria ex-combatentes, com idade entre 60 e 65 anos, que levam consigo bens para oferecer, tendo já seguido para Bissau um contêiner de 25 toneladas de materiais diversos.

“Fui combatente na Guiné de 1966 a 1968 e volvidos 37 anos regressei para recordar os locais por onde passei, e quando cheguei vi as muitas carências e trouxe na bagagem a vontade de voltar”, disse José Moreira, que posteriormente dinamizou a criação da associação humanitária Memória das Gentes.

Desde então, anualmente, normalmente em fevereiro, partem de Coimbra em expedição.

Este ano seguiram sete veículos, a que se juntarão no deserto africano mais quatro motos e outro jipe, também do norte de Portugal.

Na expedição desse ano serão distribuídos material didático, camas para bebês, material hospitalar e medicamentos.

Além disso, eles vão montar o primeiro parque infantil de Bissau, com o apoio da prefeitura de Coimbra, que esperam deixar completamente concluído nos próximos dois anos, com novos equipamentos.

Em Varela, no norte da Guiné-Bissau, será montada uma creche.

Os missionários devem chegar nesta sexta-feira e pernoitar em Tânger.

A chegada à Guiné-Bissau está prevista para o dia 26.

O regresso do último grupo de expedicionários a Portugal está marcado para 16 de março.

“Não fizemos mais que a nossa obrigação”, afirmou o prefeito de Coimbra, Carlos Encarnação, referindo-se ao apoio disponibilizado pelo município ao país africano. Para ele, é “um orgulho” para a cidade ter uma organização com “valores humanos como tem a Memória das Gentes”.“É com muita simpatia que vejo estas pessoas partir, para ajudar a suprir algumas necessidades das pessoas da Guiné-Bissau”, disse o guineense Incanha Intumbo, que vive há 15 anos em Coimbra, onde prepara uma tese de doutorado sobre as variantes étnicas do crioulo de seu país.


2 comentários:

  1. Nós por cá a desejar que tudo corra bem, com uma lágrima ao canto do olho.
    Na parte que me toca, espero que me tragam umas fotos de Catió,terra que também foi minha durante quási dois anos e onde surgiu o primeiro caso de cólera.

    ResponderEliminar
  2. Existem dois momentos nobres e mágicos que podemos ser profundamente tocados e que nos fazem despertar para as coisas que verdadeiramente importam...
    Um desses momentos é quando temos a oportunidade de ajudar alguém, somos quase sempre surpreendidos com um bem estar , imensurável e inexplicável, que vem ao nosso encontro quando decidimos ajudar os necessitados.
    O outro grande momento é quando passamos pela experiência de sermos ajudados na hora de um sufoco. Quando alguém estende seus braços, de onde menos esperamos. São momentos difíceis pois estamos vulneráveis, mas descobrir que não estamos só é um agradável sentimento que nos conforta a dor.
    Por isso, quero parabenizar a todos vocês, que com esse gesto nobre, levarão alegria e conforto a pessoas que nesse momento precisam tanto de uma mão amiga.
    O Parabéns é extensivo a todos, masmo os que por algum motivo não conseguiram ir, mas o coração ficou cheio de vontade e torcendo pra que tudo corra bem, na verdade o que vale é a intenção.
    É de pessoas assim como vocês que o mundo está precisando.
    Boa Sorte a todos e que tudo corra em paz.

    ResponderEliminar