quarta-feira, 14 de abril de 2010

P400-Abril - com vida

Eis um belo  texto do nosso camarada Fernando Santos que me pareceu que todos irão gostar de ler, com noticias sobre o resultado da campanha Põe-te A Mexer com a Madeira e o Haiti.


“ABRIL – Com Vida”

Estamos no mês de todas as esperanças!
Mês de madrugadas primaveris, de celebrações, de passos e de compassos; mês de anúncios, de aniversários, e ainda alguns obscurantismos. Mas, fundamentalmente, buscamos em Abril, a promessa da Liberdade com Pão e do Pão com Liberdade.
E há trinta e seis anos o sonho também era Abril…
 Este ano a Diocese do Porto propõe-nos como tema para este mês:

“ABRIL – Com Vida”.

E foi “ Com Vida”, que participei na reunião de apuramento dos resultados da “Caminhada Põe-te a Mexer em solidariedade pela Madeira e pelo Haiti”.

“Com Vida”, porque senti e vi no rosto de todos os e Companheiros Rotários Lions a sensação de um dever cumprido. Foram horas e horas de trabalho entusiástico, com denodo, tendo como principal objectivo, contribuirmos para atenuar o sofrimento do povo haitiano e madeirense. No dizer de alguém, a nossa acção representa simples partículas de poeira entre as imensas necessidades sentidas naqueles territórios”.

Mas…um oceano… é composto de muitas gotas de água!...

Foi igualmente, “Com Vida”, que senti durante o período da Campanha, um somatório de “Boas-Vontades” de todos os Clubes Lions e Rotários do Concelho de Matosinhos, logo de imediato, apoiados, pelo Movimento Lionístico e Rotário a nível Distrital e Nacional.
Temos a certeza que esta parceria, esta ligação e interligação, se irá manter no futuro e novas iniciativas conjuntas entre estes dois Movimentos surgirão. Esta é a razão da nossa existência:

“Nós Servimos” – Lema Lionístico
e
“Dar de Si Antes de Pensar em Si” – Lema dos Rotários.

Foi ainda, “Com Vida”, que fomos bafejados com o apoio, inequívoco desde a primeira hora, da Câmara Municipal de Matosinhos, da Matosinhos Sport e das dez Juntas de Freguesia que segmentam o Concelho deste Matosinhos que amamos.

“Com Vida”, ainda, foi o apoio da Comunicação Social na ajuda a divulgar este evento, em especial do Jornal de Matosinhos, do Jornal MH, da Rádio Clube de Matosinhos, do Porto Canal, da RTP, RTV, Matosinhos TV, da Rádio Festival, da TSF e de tantos outros que, por manifesta falta de espaço aqui não menciono os seus nomes, mas a quem, estamos agradecidos e reconhecidos.

“Com Vida”, foi o apoio de Sua Exª Revmª D. Manuel Martins, Bispo Resignatário de Setúbal, da Vigararia de Matosinhos e do Movimento Laical através do MCC.
Nessa manhã 28 de Março, os ambientes floriram numa mescla de amor e numa grande onda de solidariedade que se confundiu com as maravilhosas ondas do nosso mar de Leça quando, mais de 2500 pessoas, caminharam solidárias com o sofrimento do povo da Madeira e do Haiti.
E até a atleta Aurora Cunha quis associar-se à causa com a sua presença. Belo exemplo.
Na frente do “pelotão”, como quem arrasta para o “horizonte e para o mar” o magnetismo positivo transmitido por quem sabe que, para se vencer as adversidades, é preciso entusiasmo, convicção, esforço e perseverança, poderia ver-se o presidente da Câmara Dr. Guilherme Pinto, o vice-presidente Dr. Nuno Oliveira o vereador do Desporto Dr Guilherme Aguiar. A acompanhá-los, muitos caminhantes, representantes das Juntas de Freguesia e entidades da Sociedade Civil, as quais, com a sua presença, quiseram demonstrar aos Clubes de Serviços - Lions e Rotários-, quanto tinham percebido as razões profundas desta iniciativa, e o quanto concordavam com a mesma.

“Com Vida”, vimos a caminhar a presidente do CNG – Cl Teresa Gama Brandão, o PCC José Neiva Santos, o Governador do Distrito 115 CN Cl Gaspar Albino, a presidente de Região CL Anabela Caldevilla, o presidente de Divisão José Armando Ferrinha, o Presidente dos Leos, Assessores do Gabinete da Governadoria e muitos e muitos Companheiros e Companheiras dos diversos Clubes Lions, incluindo, aqueles Companheiros e Companheiras que, pelo seu perfil, pelo seu passado e pelo seu curriculum lionístico quiseram, com a sua presença, demonstrar que o caminho, também passa por acções conjuntas entre os dois Clubes de Serviços e na realização de Eventos a favor de “Causas Comuns”.
Foi isso que aconteceu na Caminhada “Põe-te a Mexer em Solidariedade pelo Madeira e pelo Haiti”.
“Com Vida”, foi isso que vimos no Movimento Rotário, onde não querendo destacar ninguém,(até porque não conheço todos os Companheiros que estiveram presentes em representação deste prestigiadíssimo Movimento e poderia cometer a injustiça da omissão) peço a permissão, de a todos englobar num forte abraço que daqui envio ao CR Manuel Andrade.

“Com Vida”, chegamos ao fim deste evento.

Agora é hora de informar a Comunidade quanto rendeu a “Angariação de Fundos:

Eis a informação:
Estivemos na Caminhada, mais de duas mil e quinhentas pessoas.

A quantia angariada, foi:
14 0 70 Euros. (Catorze mil e Setenta Euros):
destes:

7 035 Euros foram para os Lions
e

7 035 Euros foram para os Rotários.

Foi decidido em Reunião que, sete mil e trinta e cinco euros serão para a Madeira e os outros sete mil e trinta e cinco euros serão para o Haiti.
Uma vez mais, MUITO OBRIGADO!
Até à semana se Deus quiser.

f.silvasantos@netcabo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário