domingo, 13 de fevereiro de 2011

P531- SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PRA A GUINÉ-BISSAU

UM PROJETO INOVADOR

É sim, um projeto inovador e exemplo a seguir, conforme me disse ainda esta semana o Pepito, Diretor Geral da AD, a nossa parceira que gere o projeto da captação de água por administração direta no terreno e o complementa na dinamização e formação dos habitantes para rentabilizar melhor os recursos que a água proporciona.
Porque é inovador?
Os grandes projetos são dirigidos para os médios e altos centros populacionais, esquecendo o interior, aqueles que pela sua pequena dimensão e isolamento não têm voz. Tendencialmente os moradores do interior sonham em ir viver para os grandes centros à procura do maná que nunca lhes chegará às mãos. Perdem assim a sua identidade. Os que ficam resignam-se a viver com falta de meios.

Quando a Tabanca Pequena iniciou o Projecto Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau, potenciou uma nova e desafiante experiência - levar a água potável até às mais pequenas e mais recônditas Tabancas da Guiné. Terras por onde nunca passara até então 
As crianças expectantes, ohos arregalados, nem queriam acreditar
a mais pequena réstia de progresso, a não ser alguns jeeps com curiosos turistas, ou os “toca toca”, o transporte público, qual convite ao abandono da terra e “fuga” para os grandes centros urbanos à procura do maná, tão propagandeado pelos “mass media”.
Começamos por Amindara, bem no centro da Mata do Cantanhez. A água, iam-na buscar a três quilómetros de distância. Manhã cedo, as crianças trocavam a sacola dos livros pela bacia de plástico e partiam para a mata à busca do precioso líquido.
Para surpresa dos adultos e gáudio da criançada, apareceram na tabanca uns indivíduos de fora da terra. Falavam outra linguagem, mais usada lá para o Norte, mas logo se entenderam.
Ali, mesmo no centro da tabanca havia água e eles iam-na trazer até à  Mas como ?
Era preciso escavar. Escavar bem fundo. Mulheres e homens da terra, foram rapidamente conquistados para o projeto. O seu sonho tão antigo ia tornar-se realidade.   

A dezoito metros de profundidade surgiu o ouro líquido tão desejado e tudo na tabanca mudou.
A água era fresca e límpida. Mais que isso, era potável, e, estava ali. Mesmo ali à porta de casa. Nem dava para acreditar.

Para maior estranheza dos habitantes, a água começou a aparecer à superfície, na boca da mangueira, pela arte mágica do Sol, que despejava a sua energia num espelho colocado no topo de um mastro ali colocado pelos artistas vindos de Bissau.



Transformada em força motriz, a energia do Sol alimentava a bomba que disponibilizava a água, sem o mais pequeno esforço das pessoas. Milagre da Natureza e da capacidade criativa do homem.


Quando o sol se ia embora, a água quedava-se pelo fundo do poço, até a manhã do dia seguinte. Situação que foi resolvida com a colocação de um depósito de 4.000 litros que garante água para as necessidades, até que o Sol e volte. 
A água fonte da vida em todos os sentidos despoletou nas gentes da Amindara, forças até então desconhecidas. 
Uma onda de felicidade atravessou a tabanca, uniu as pessoas e gerou nelas um sentimento de capacidade. Espelharam essa força na limpeza e higiene pessoal, sobretudo nas crianças. Na limpeza e ordenamento da tabanca. Nas roupas que usam. Na alegria que transmitem.


Já é possível educar, as crianças a lavarem as mãos antes de tomarem a refeição. Dar-lhe banho. Usar roupas mais limpas.
Quantas doenças não se vão evitar nestes gestos tão simples!
Já é possível beber água com a garantia de salubridade. Quantas mortes por diarreias e doenças intestinais se vão evitar?
Ainda não há escola, mas as crianças talvez já tenham tempo disponível para irem para frequentarem a escola da Tabanca vizinha.


Com água por perto foi possível dinamizar a horticultura de modo a possibilitar uma alimentação mais rica e mais saudável, ou propiciar fontes de rendimento pela venda ou troca dos produtos hortícolas excedentes.

Os homens despertaram para a realidade de terem de defender os bens da sua terra. Uniram-se em projetos de proteção e defesa da floresta e de salvaguarda das espécies de caça, muito procuradas por caçadores  furtivos de outras tabancas e estrangeiros. Caça que pretendem utilizar devidamente controlada para uso no enriquecimento da sua dieta alimentar.
Nota-se que as pessoas ganharam confiança em si próprias, nas suas capacidades e começaram a acreditar que é possível a mudança para melhor.
Não será isto, evolução cultural?

O que  pode fazer uma simples torneira a jorrar água num aglomerado de cerca de quinhentas pessoas no interior de África!
A tabanca de Amindara, escondida no meio da floresta do Cantanhez ganhou vida. É caso para afirmar: A água é fonte de vida em todas as dimensões.
Acreditamos que é um exemplo a seguir. A construção por administração direta gerida pela AD-Acção para o Desenvolvimento, torna o projeto fiável, com a garantia de que nem um cêntimo se perde.
Continuamos no terreno, com um poço já aberto em Medjo e em pleno funcionamento. Os resultados positivos repetem-se. Apesar de estarem no fim da época propícia para desenvolver a horticultura, querem fazer experiências e vão tentar colher cebolas.
O próximo desafio é Farim do Cantanhez.

Zé Teixeira

4 comentários:

  1. ӏ гeally lіke ωhаt you guys
    are up too. Such cleveг worκ аnԁ сoverage!
    Κeep uρ the good ωоrkѕ guуѕ
    I've added you guys to blogroll.

    Feel free to visit my web page unwanted hair
    My web site - Silkn sensepil Review

    ResponderEliminar
  2. The belt performs to tighten your muscles by contracting them,
    and then relaxing them, and then repeating the motion,
    and it targets all the muscle tissues in your abdominal section.



    Here is my web site ... Recommended Internet Site

    ResponderEliminar
  3. It can also be utilised with these vehicles which are OBD2 amenable.

    We had been unable to get all supported sensors (PIDs) to display details.


    Here is my web page; http://www.paradisecitypress.org/

    ResponderEliminar
  4. Hi there, I wаnt to subscгibe for thiѕ wеbpage tο get lаtest updatеѕ,
    thus wherе can i do it please help.


    Visit my blog pοst - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderEliminar