domingo, 15 de agosto de 2010

P476 - SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU.


A ÁGUA JÁ CORRE EM AMINDARA.

O nosso projecto de SEMENTES E ÁGUA PARA A GUINÉ-BISSAU continua em frente.
Como temos informado, Amindara já tem água potável a correr para um depósito. A população deixou de ter necessidade de andar alguns Km para conseguir água insalubre numa pequena lagoa. Tem-na bem fresquinha no poço aberto com a colaboração de muitos ex-combatentes. O depósito de 400 litros, está a ser colocado, para garantia de água a todo o tempo, em lugar afastado do poço, para evitar eventuais penetrações de águas menos boas.
De referir que o poço construído, para além do rebordo com cerca de um metro de altura que impede qualquer escorrimento de águas na estação das chuvas tem, como se pode ver  na imagem, uma sapata de protecção que o envolve para tornar ainda mais difícil qualquer penetração de águas sujas (banhos, lavagem de roupas, louças, etc).
Não temos dúvidas que um furo artesiano tem a vantagem de garantir melhor qualidade de água e eliminar à milésima o risco de penetração de águas sujas. No entanto, se eventualmente o equipamento avariar, a população fica impedida de conseguir água, enquanto se tiverem um poço, podem tirar água através de um balde, até conseguirem a reparação. Importa sim, que estejam criadas as condições para impedir a penetração de águas pluviais ou conspurcadas no poço.
SEMENTEIRAS
Havendo esta possibilidade de ter água todo o ano, no fim da estação das chuvas (lá para Outubro) vai iniciar-se desenvolvimento da agricultura com a sementeira de pequenas hortas que se destinam a melhorar a alimentação da população local e eventual venda de excedentes para outros centros populacionais.

Zé Teixeira

1 comentário:

  1. There two processes for the motor vehicle which produced prior to 1996 and after 1996.
    The mild will flash, briefly pause, and then flash the 2nd
    quantity.

    Also visit my website ... obd 2007

    ResponderEliminar