quarta-feira, 26 de novembro de 2008

P011-Antes da guerra (1)

Antes da guerra... todos nós fomos crianças. Todos tivemos outra vida, nunca imaginando o que seria depois. Apesar de já, na altura, se gisar o nosso futuro, sobretudo os nossos pais, é claro, não foi o que pensámos e esperámos, ou eles. Alguém diferente decidiu por nós.
Hoje, no “Milho Rei”, o Álvaro disse-me da ideia de podermos sair do relato das tainadas. Acrescentar outra tónica. ...sem concorrências, claro. O Álvaro tem esta preocupação. E eu também (apesar de tudo...).
É um tema interessante, acho eu, da nossa vida antes da guerra. Não vamos bulir com o "blogueforanada", que trata da vida na guerra. E dá para perceber muita coisa dos comportamentos, das atitudes, das percepções e entendimentos que tivemos. Como isso se reflectiu lá na Guiné, como determinou o nosso comportamento, como sentimos o que sentíamos mas em terrenos diferentes.
Lanço este desafio, porque todos tivemos vida antes.
E a minha foi o que foi. Os meus pais, trabalhadores rurais alentejanos (no Penedo Gordo) "imigraram" para Lisboa, onde eu nasci, na Mouraria. Passado um ano, a minha mãe caiu doente e o médico aconselhou-a a "voltar para a terra". E eu fui com ela. Estive no Penedo Gordo até aos sete anos, altura em que voltei para Lisboa, tendo entrado nas Oficinas de S. José, dos salesianos, para fazer a instrução primária. Aí foi meu professor o padre Serafim Gama (de que já falei no "blogueforanada", e que encontrei na Guiné como capelão militar), mas foi o padre Rossetti, um velhote sensacional, que achou que eu tinha vocação para padre. Fui, então, para o Seminário Menor dos Salesianos em Mogofores, perto da Anadia. Comigo foi também um meu colega, o conhecido actor Manuel Cavaco.
Fico-me por aqui. Se houver interesse, tenho muito por onde continuar. A.MarquesLopes

3 comentários:

  1. Quero ser o primeiro a dar-te os parabens pela coragem e pela originalidade... por mim podes continuar e que isto sirva de incentivo aos outros tertulianos...
    Álvaro

    ResponderEliminar
  2. Prezado A.Marques,
    por favor continue a escrever !
    Para mim o rapaz foi vitima de uma pederastia diabolica.
    Gostaria muito de saber, como o rapaz se sentiu -sem sorrir na fotografia.
    E depois como foi a sua decisão ?
    Decisão felix ?
    abraço
    Ralf

    ResponderEliminar
  3. Comandante. Não só podes, como deves continuar, se é esse o teu desejo.
    Um forte abraço de amizade

    ResponderEliminar