O Napoleão, foi um soldado da nossa Companhia "Os Unidos", pessoa afável, sempre com um sorriso, duma simpatia contagiante e duma simplicidade, que só os grandes homens têm. Apesar de no mundo de hoje isso passar quase despercebido à maioria.
Em 2009, o XXXV Encontro, foi em casa do Carvalho, o nosso furriel "Dotô", e foi o ultimo encontro com o nosso camarada Napoleão.
Apesar de já estar gravemente doente. Mas pela sua maneira de ser não o deixou transparecer, o seu sorriso não foi apagado pelo mal que o consumia. No ano seguinte, fomos até Paços de Ferreira e aí, pela primeira vez, o nosso Napoleão faltou…Em seu lugar vieram a Filha e Esposa, mas traziam uma mensagem, de coragem e solidariedade. Mesmo de amor. Um postal com a foto do Napoleão com esta frase:
"OBRIGADO CAMARADAS PELOS MOMENTOS QUE PASSAMOS JUNTOS.
ATÉ SEMPRE”.
----------/----------
Napoleão
A verdadeira coragem,
Está na nobreza dos gestos e pensamentos.
A tua mensagem num momento tão difícil,
Foi um hino à amizade,
E caiu bem fundo dentro de nós.
Naquelas picadas nunca caminhávamos sós,
O nosso olhar guardava aquele que nos precedia,
E as nossas costas protegidas,
Pelo camarada que ia mais atrás.
Assim…
Nasceram amizades que não têm fim.
Todos nós da Companhia dos UNIDOS,
Estamos orgulhosos por te termos tido,
como camarada e amigo.
Obrigado Napoleão.
A nossa Companhia vai este ano realizar o seu 37º. encontro em Santo Tirso, como sempre num local escolhido pelos organizadores, que tanto pode ser a sua casa se para isso houver condições, ou num Parque, Junta de Freguesia ou Associação. E onde cada família leva o seu almoço ou petisco e onde todos podem picar. Quem aparecer sem ementa não fica em jejum podem ter a certeza.
Este ano os camaradas Manuel Campos 937 435 845 e Joaquim Rodrigues 962 312 755 escolheram a Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova para o efeito, no dia 9 de Julho de 2011
Este ano os camaradas Manuel Campos 937 435 845 e Joaquim Rodrigues 962 312 755 escolheram a Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova para o efeito, no dia 9 de Julho de 2011
Este ano é tempo de sermos nós a homenagear o nosso amigo Napoleão.
ATÉ SEMPRE NAPOLEÃO.
Zé Manel
Se ainda existe alguém que possa colocar em dúvida a amizade que os combatentes da Guiné deixam cair gota a gota, ponham os olhos no texto do Zé!
ResponderEliminarPara a família do Napoleão um abraço solidário e o pedido de que continuem a visitar os "unidos".
Do " vizinho" amigo, a quem já levaram vinte irmãos,
Vasco A. R. da Gama
Caros Combatentes:
ResponderEliminarNão por comodidade, mas por não saber, nem poder, nem querer dizer melhor, aproprio-me do comentário do Vasco da Gama e subscrevo-o.
Um Grande Abraço
Carvalho de Mampatá
Idem dos antecedentes
ResponderEliminarEstive convosco em 2009 e pude viver convosco uma bela jornada. Este Napoleão é mesmo um General, e onde quer que esteja não abandona os seus amigos e camaradas.Que atitude tão nobre, sublime mesmo, comovente até!
ResponderEliminarUm grande abraço!
António Pimentel
Ainda com algum atraso mas como o tempo nestes contextos é o que menos conta, é sempre muito gratificante ter amigos como o Zé Manuel.
ResponderEliminarO Napoleão onde quer que esteja nunca nos vamos esqueçer em cada encontro que possamos fazer com os "Unidos de Mampatá" ou outros.
Pereira Nina.
Boa tarde gostaria de saber o próximo comviveo do cart 6250 cumprimentos
ResponderEliminar