Não se passa uma semana que não apareçam caras novas, quer a convite de camaradas que já nos frequentam quer por moto próprio, simplesmente para virem conhecer o ambiente.
É um frenesim permanente para se arranjar mais espaço nas mesas, para se tentar encontrar um ponto, um lugar, um acontecimento comum onde nos tenhamos cruzado lá longe na Guiné durante os tempos em que por lá passamos.
Na semana passada, veio o Dr. José Pavão que apresentou o seu amigo Frei Victor, médico e frade franciscano, responsável pelo Hospital de Comura e que nos revelou as principais preocupações daquele Hospital, que se encontra especialmente vocacionado para o tratamento de diversas doenças infecto-contagiosas designadamente a lepra, a tuberculose o HIV e o extraordinário trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nessas áreas maugrado as inúmeras e já habituais carências com que se debatem.
Falou-nos igualmente de um centro materno-infantil que dá igualmente cobertura sanitária a um apreciável numero de crianças com necessidades básicas ainda não supridas.
Todos ouviram em silêncio respeitoso as palavras do Frei Victor visivelmente impressionados com o desapego e a bonomia deste homem que apesar do seu voto de pobreza como Frade Franciscano que é, estudou medicina para poder dedicar a vida a fazer o bem aos outros.
Vieram com eles o João Teixeira e o António Vieira, grandes amigos da Guiné Bissau que se encontram neste momento a preparar investimentos na área da saúde naquela terra.
Esteve presente também pela primeira vez outro António Vieira um gestor comercial dos Fogões Meireles que cumpriu comissão militar também na Guiné e que ficou simplesmente siderado com a animação e amizade que encontrou, fazendo antever mais um futuro frequentador assíduo da nossa Tabanca.
É sempre uma enorme honra esta que o Grupo de Amigos da Guiné Bissau sente, quando conhece gente como o Frei Victor, devotada inteiramente ao bem alheio e que nos faz sentir o quanto mesquinhos muitas vezes somos ao sobrevalorizarmos os nossos problemazinhos, quando de facto a vida é muito mais complicada e as comparações são impossíveis e desajustadas.
O Frei Victor levou a promessa da ajuda possível e ficou no ar o compromisso de em breve descortinarmos forma de ajuda-lo na sua missão humanitária especialmente no que concerne a crianças, que serão o futuro impulsionador daquele país.
Esteve ainda presente uma grande amiga do Frei Victor e nossa também, A Natália Oliveira da Viver 100 Fronteiras que no próximo dia 7 parte de novo para Bissau.
Os caminhos de ambos têm-se cruzado frequentemente nos seus périplos de ajuda humanitária por aquelas terras.
________________________________________________________
Esta semana foram mais quatro as caras novas que apareceram, três trazidas pela mão do Coronel Rodrigo Lopes e uma pela do Xico Allen.
Foram eles o Coronel Arménio Victória, o Dr. Jorge Fontes e o Sr. Mário Silva e ainda o José Ribeiro.
O Dr. Jorge Fontes, O Cor. Victoria, Pimentel o Cor. Rodrigo Lopes e o Lobo
O Xico Allen, O Fernando Gouveia, o Mário Silva o António Dias e o Fonseca Almeida
O José Ribeiro, o António Cunha, o Fernandino Leite, o David Pereira e o Rui Santos Silva
Todos eles com fortes ligações à Guiné onde cumpriram Comissão de Serviço estão a organizar uma viagem por terra até aos locais míticos onde passaram uma parte importante da suas vidas de jovens.
Quanto ao José Ribeiro pertenceu às tropas de intervenção e como seria de esperar correu toda a Guiné nas zonas de maior actividade bélica de Piarada a Gadamael passando por Guilege ou pelas matas do Oio, não lhe faltou nada na sua agitada comissão.
Tambem ele estava feliz por conviver com gente que conhecia bem a sua lingagem de saudade.
Foi ainda anunciado que na próxima quarta-feira será um dia muito especial para a nossa Associação.
À laia de prenda de Natal iremos ter uma inesperada e excelente surpresa.
Não faltem para ficarem na fotografia de família que esperamos poder tirar nesse dia e que vai seguramente ficar na memória de todos.
E desta feita é tudo, tenham todos um bom fim domingo
Álvaro Basto
Sem comentários:
Enviar um comentário