segunda-feira, 23 de março de 2009

P117-As sementes já dão frutos

Há cerca de um ano, os participantes habituais da Tabanca de Matosinhos, uniram-se ao Zé Carioca, na campanha das Sementes para Cabedú.
Eu tinha estado em Cabedú com o Zé e tanto quanto ele, senti o apelo das mulheres - "nós pidi simenti de tomato, cibola, alfaci, fisão, etc. "
A Presidente da Associação CôbocoCôboco - Béti Turé, impressionou-me pela sua garra, força de vontade e capacidade de mobilização.
Juntamos uns tantos euros, o Zé Carioca comprou as sementes de acordo com os conselhos do Pepito e este mesmo as levou, quando passou por Portugal.
O resultado está à vista.
O Carlos Silva, que não tinha ido a Cabedú, aproveitou e deu uma espreitadela à "nossa horta".
São dele as palavras e as imagens abaixo.

Por mim, sinto-me muito feliz, pelos resultados obtidos pelas "mindjers" de Cabedú e . . . este ano vai haver mais sementes para enviar.
Agora que já somos mais que muitos, vamos todos dar a mão e contribuir para a felicidade, a saúde e o bem estar daquela "dgenti".
Aguardemos que o Zé Carioca nos convoque.
Zé Teixeira

Guiné-Bissau
Região do Tombali>Sector de Cabedu, 11-03-2009

No âmbito de mais uma visita de natureza humanitária à Guiné-Bissau para onde a nossa ONGD Ajuda-Amiga Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento enviou um contentor de bens para distribuir pela população guineense e por algumas instituições, apesar de a Guiné atravessar um período menos bom, como é do conhecimento público, nós estivemos lá para acompanhar o descarregamento do contentor e respectiva distribuição dos bens.
Na nossa deslocação, fizemos o percurso de ano passado por altura do Simpósio de Guilege, desde Bissau até Iemberem onde acampamos 3 dias e onde a AD desenvolve um excelente trabalho de apoio social, educacional às populações e ao desenvolvimento daquela região, percorrendo algumas localidades, Mata do Cantanhez, Canamina, Cacine, Ilha de Melo, Cabedu e Cadique, já conhecidas dos nossos camaradas, pelo menos, fotograficamente, através do Blogue.
Ano passado não integrei o grupo que foi a Cabedu inaugurar um furo para fornecimento de água potável à população, pois fui integrado no grupo que visitou Cacine.
Este ano tive a oportunidade de visitar Cabedu e em homenagem ao grupo que prometeu as sementes àquela população, dos quais fez, faz parte o nosso camarada José Carioca, o qual juntamente com outros camaradas enviaram sementes de diversas culturas através do “Pepito”, para a Associação de Mulheres CôbocoCôboco, presidida pela “Mulher Grande” Beti Touré, coadjuvada pela animadora Siabato de Carvalho, aqui vai a prova de que as sementes não caíram em saco roto e que estas mulheres cheias de boa vontade conseguiram fazer crescer a horta mais linda da região.

Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu


Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009
Furo que foi inaugurado em Março de 2008, depósito e casa do gerador
António Soares do Porto que prestou serviço na BA12 Bissalanca


Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009 – entrada da horta




Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009
Aspecto das diferentes culturas semeadas na horta



Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009
Uma das associadas regando a alface

Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009
Outra das associadas regando os pimentos e as cebolas


Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009
Troca de impressões entre os visitantes, associadas e animadora Siabato de Carvalho



Guiné-Bissau>Região do Tombali>Cabedu 11-03-2009
Mulheres da Associação CôbocoCôboco, ao centro Carlos Silva, em frente a Presidente Beti Touré, à direita a animadora Siabato de Carvalho e à esquerda o motorista da AD Samba Caiote

1 comentário:

  1. A todos que compõe essa tabanca maravilhosa, meus parabéns, pois pelo pouco que entendo, já percebo que se trata de pessoas de boa índole, com corações gigantescos...
    É muito prazeroso acompanhar, mesmo que de tão longe a alegria desse povo, em relembrar, momentos tristes e muitas vezes alegres, numa época de tão pouca solidariedade humana.
    Hoje através desse convívio, vejo os frutos colhidos de uma batalha solidária , que com certeza tem alegrado muitas pessoas de esperanças perdidas, nesse mundo de tão pouca humanidade...
    Vejo que a intenção não é só de confraternizações entre vocês, esposas e familiares, mas também de ajudar pessoas de um lugar, que de certa forma pertence ao passado de todos que compõem essa tabanca.
    Sou uma admiradora dos acontecimentos, no qual acompanho, através de fotos, contos e vídeos, elaborados por todos, e também me divirto um pouco com as brincadeiras e insultos carinhosos trocados por alguns.
    Quero aproveitar, e pedir licença, mesmo que atrasado, para continuar seguindo esse blog, para me deliciar com a alegria de todos vocês.
    Um abraço fraterno a todos que compõem direta ou indiretamente esse maravilhoso convívio.

    ResponderEliminar