quinta-feira, 26 de março de 2009

P118-APELO-Mais Sementes para a Guiné.

Março de 2008- Em Cabedú houve festa.
Há cerca de 35 anos (desde que a tropa portuguesa se foi embora) não havia água potável.
No dia em que alguns "brancos" voltaram a Cabedú, inaugurou-se o fontenário.
A água começou a jorrar, a alegria, a festa que aquela gente fez, envolvendo-nos com a simpatia que lhe é peculiar, marcou-nos profundamente.
Camaradas que convivem na Tabanca de Matosinhos e todos quantos de algum modo sentem que deixaram um pouquinho de si na Guiné, com a nossa singela ajuda, a sementeira foi iniciada e os resultados devem fazer-nos sentir orgulhos.
Os (as) Guineenses de Cabedú, que tive um grande prazer em conhecer o ano passado, estão a demonstrar claramente, que na Guiné se trabalha, que na Guiné há sinais de mudança, que na Guiné o povo simples e afável que nos recebe de braços abertos e com lágrimas de júbilo, é capaz de construir o seu futuro. O seu grito, que eu e o Zé Carioca emocionados ouvimos e transmitimos, foi entendido por alguns de nós em Portugsl, fizemos chegar lá umas migalhitas e vejam os resultados da sementeira.
Não podemos ficar por aqui.
Muito mais há a fazer.
O Zé Carioca que gere este processo de apoio, está a lançar o projecto das sementes para este ano.
O meu desafio, camaradas, é começarmos desde já a encher o mealheiro, para na épocoa própria, enviarmos novo pacote de sementes para os nossos amigos da Guiné.
A A.D., Associação para o Desenvolvimento, gerida pelo nosso camarada e amigo Pepito dar-lhe-á o seguimento mais correcto.
Fica aqui e desde já o repto lançado
Zé Teixeira



Março de 2008 - Em Cabedú houve festa. Há cerca de 35 anos (desde que a tropa portuguesa foi embora) não havia água potável.
No dia em que alguns brancos voltaram a Cabedú, a população fez festa e inaugurou o novo fontenário. Eu, o Zé Carioca, o Pepito e mais alguns camaradas estávamos lá.

É dia de Festa. O Branco voltou . Grupo de mulhres expressam a sua alegria cantando


"Mindgers" de Cabedú em festa. O Branco voltou e vai participar na inauguração do fontenário



Eu bebi água fresca e potável em Cabedú no dia da inauguração do fontenário com motor alimentado a energia solar .



O Pepito e a Domingas ( a enfermeira do PAICG de serviço ns ataques a Guiledje) em Cabedú no dia da inauguração do fontenário

1 comentário:

  1. Zé ,quantas alegrias desta gente sofrida,o fontenário,foi o ressurgir de novos horizontes ,por ser o essencial em suas vidas...
    sem àgua o que seríamos ?
    Tiro meu chapéu pro cês da tabanca e todos que fazem este trabalho de cooparticipação,em grande estilo...
    A cada dia admiro mais e mais todos , são verdadeiros heróis...
    postagem maravilhosa.
    Abraços.(L)

    ResponderEliminar