quarta-feira, 15 de agosto de 2012

P645 - SER SOLIDÁRIO NA VIDA E NA MORTE

 

  Dia 24 de Agosto de 2012, em Valbom - Pinhel, homenagem póstuma a José António Mata da CART 6250, falecido em Bolama no dia 10 de Julho de 1972 (José Manuel Lopes)

 Do Camarada e grande amigo Zé Manel Lopes recebemos o pedido para publicação de mais uma acção de solidariedade e comunhão com famila de uma camarada  falecido na Guiné.

A minha Companhia, a Cart 6250, "Os Unidos de Mampatá", homenageou todos aqueles que caíram na Guiné. Falta cumprir a promessa com o José António Mata, natural da aldeia de Valbom, Concelho de Pinhel.

O José António faleceu no dia 10 de Julho de 1972, juntamente com o Alferes Figueiredo, de Viseu.
Deixou a mulher grávida duma filha que nunca veio a conhecer.
A mulher emigrou para Paris, onde a sua filha cresceu e ainda vive. Conseguimos o seu contacto e falamos-lhe da nossa intenção de homenagear o seu pai. A sua reação foi comovente, pois com a voz carregada de emoção me disse que ficaria muito feliz e que isso a ajudaria a preencher um vazio que sempre a angustiou, o não ter conhecido o Pai. Referiu ainda que estava ansiosa por conhecer os camaradas do pai, pois talvez pudesse ver em cada um deles um pouco do pai que nunca conheceu.

Emigrante em Paris desde criança, nem todos os anos vem a Portugal, mas este ano está cá, telefonou-me, aguarda a nossa visita e a tão tardia homenagem ao JOSÉ ANTÓNIO MATA.

Só foi possivel encontrar uma data, o dia 24 de Agosto (Sexta-feira), assim, quem puder estar presente será pelas 15 horas no cemitério de Valbom (Pinhel).

Será colocada uma lápide com um poema:

Gostava de vos falar
dos esquecidos
dos heróis que a história
não narra
que as viúvas choraram
mas já não recordam
daqueles
que nem tempo tiveram
para ter filhos
que os amassem
descendentes
que os lembrassem
daqueles que nunca
tiveram o dia do pai
vítimas de guerras
que não inventaram
em tempo que já lá vai
falar deles é prevenir
de guerras que possam vir
geradas pela ambição
dos que nunca morrerão
num campo de batalha.

Alguém sugeriu que seria bonito cada um levar uma recordação para a filha do José António. Eu levarei uma caixa do meu vinho, o Carvalho um ramo de flores, quem tiver uma foto do Mata seria uma optima prenda, um doce regional, etc,etc.

A todos os Unidos um abraço e aos que puderem ir, até ao dia 24.

O ponto de encontro poderá ser em Pinhel, num restaurante que se encontra depois da Zona Industrial à saida para Valbom.

Sem comentários:

Enviar um comentário