quinta-feira, 28 de outubro de 2010

P494-As nossas animadas quartas-feiras

Cada quarta-feira é uma festa no Milho-Rei.
As imagens que temos vindo a publicar no Facebook não o desmentem.
Continua a verificar-se que a sala das traseiras do Milho-Rei é uma verdadeira placa giratória  de camaradas onde cada semana vão passando sucessivamente novas caras, algumas das quais  tão agradadas ficam que até prometem voltar nas semanas seguintes. E muitos assim o fazem.
Cada quarta feira também se continuam a recolher  fundos para os nossos projectos humanitários e para a tradicional aposta no Euro milhões que teima em não nos sair.
Ficam aqui as listas das presenças e as respectivas apostas  bem como os links directos para as fotografias, para vossa apreciação.















      

JÁ SOMOS ONGD 
A nossa Associação foi finalmente reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento permitindo desta forma o acesso directo a projectos Estatais que se coadunem com os nossos objectivos estatutário e uma aquisição automática do estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
Deixo-vos aqui a imagem do documento do reconhecimento feito pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) um Órgão adstrito ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que tutela as Acções Externas para o Desenvolvimento.
Para os mais curiosos deixo aqui um pequeno texto retirado com a devida vénia do site do IPAD sobre as suas funções:
A cooperação para o desenvolvimento é uma prioridade da política externa portuguesa, onde pontuam os valores da solidariedade e do respeito pelos direitos humanos.
A coordenação da ajuda pública ao desenvolvimento é realizada por um único organismo, o IPAD, que assegura também a supervisão e a direcção da política de cooperação.
O IPAD, instrumento central da política de cooperação para o desenvolvimento, tem por finalidade, num quadro de unidade da representação do Estado, melhorar a intervenção portuguesa e assegurar-lhe maior relevo na política de cooperação e cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português.
A acção do IPAD tem em vista a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural dos países de língua oficial portuguesa, bem como a melhoria das condições de vida das suas populações.



Como vêm, objectivos muito similares aos que nos unem relativamente à Guiné Bissau  com quem partilhamos uma afinidade muito especial, desenvolvida nos anos da Guerra Colonial onde aprendemos a gostar daquele povo tão sofredor.

APOIO À CLÍNICA DE BOR
Estamos actualmente a reformular o projecto a favor da Clínica de Bor.
As últimas indicações que recebemos aquando da entrega da última remessa de material hospitalar enviada, revelam que esta Unidade Hospitalar já se encontra muito bem equipada tanto em matéria de meios como de recursos humanos.  As ONGD italianas que lhe têm vindo a dar apoio têm desenvolvido um trabalho extraordinário pelo que estamos a equacionar o redireccionamento  do apoio para outras Instituições neste momento mais carenciadas e mais abrangentes como o Hospital de Comura, de Quinhamel ou mesmo o de Bafatá.
Segue o balanço dos fundos entretanto recolhidos e que se encontram em nosso poder:


PROJECTO SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL
Quanto ao projecto das Sementes e Água Potável já foi liquidada quase a totalidade do valor necessário para os acabamentos do poço de Medjo.
A solidariedade dos que compareceram no nosso Sarau Cultural aliada à boa vontade de todos quantos têm contribuído para este projecto está a tornar este nosso sonho numa realidade. Quem havia de dizer que logo no primeiro ano de actuação se tenha conseguido juntar meios para dois dos dez poços que havíamos projectado?
Claro que essas coisas só  são possíveis graças à generosidade e ao empenho desinteressado de um conjunto de pessoas com corações do tamanho do mundo.
Bem hajam todos.
Transcrevemos aqui o evoluir dos donativos para aquele projecto, fotos e relatório que nos foi enviado pela AD-Acção para o Desenvolvimento, nossa parceira protocolada no terreno,  relativas ao poço de Amindará graças à qual está a ser  possível dar corpo a este projecto. Gente boa e desinteressada que compreende melhor do que ninguém as reais necessidades daquele povo.










Uma fotografia histórica que jamais se verá em Amindará as mulheres a carregarem água não potável nos seus recipientes a cerca de 3 Km da tabanca





__________________________________________


NOVOS PROJECTOS - RECOLHA DE MEDICAMENTOS
Quanto a novos projectos, pela mão do nosso camarada José Rodrigues lançamos uma campanha de recolha de medicamentos usados junto das farmácias da Senhora da Hora, que acederam colaborar connosco com enorme generosidade e boa vontade.
São elas
A Farmácia Central na Av. Fabril do Norte, 720
A Farmácia Azevedo na Rua Joaquim Pinto, 62
A Farmácia do Viso na Estrada Interior da Circunvalação, 12080
A Farmácia Ferreira de Sousa na Rua Nova do Seixo, 79



Em todas elas foram colocados contentores devidamente assinalados e cartazes a solicitar a colaboração dos respectivos utentes.



Estes medicamentos constituem a génese de um novo projecto mais alargado de ajuda sanitária ao Hospital de Bafatá e de Comura fortemente carenciados e com áreas de cobertura sanitária importantíssimas.


JANTAR DE NATAL
O nosso próximo desafio e com o aproximar da época natalícia, irá ser o nosso tradicional Jantar de Natal que, este ano, se realiza em parceria com A Tabanca dos Melros, um agrupamento de camaradas de Gondomar que se reúne mensalmente e que tal como nós, partilham dos mesmos anseios de juntar antigos camaradas e simultaneamente ajuda humanitária à Guiné-Bissau.



Não deixem para a última da hora a confirmação da vossa presença já que, pelas inscrições já recebidas,  se prevê uma grande afluência de camaradas e respectivos familiares.
Fica aqui o respectivo cartaz para divulgação.



Sem comentários:

Enviar um comentário