segunda-feira, 4 de outubro de 2010

P492 - SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU

SARAU CULTURAL

Com o objectivo de angaria fundos para o nosso projecto “Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau", tendo em vista o pagamento das despesas contraídas com a abertura de um poço de água potável em Medjo no Sul da Guiné, o qual já se encontra construído, a Tabanca Pequena promoveu no passado dia vinte e cinco de Setembro um almoço seguido de Sarau Cultural em parceria com o Club Lions da Senhora da Hora e do CIVAS – Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora.

Esta Associação teve a amabilidade de nos ceder graciosamente as excelentes instalações que possui na Senhora da Hora.

O empenho das Associações intervenientes foi de tal modo elevado, que a participação no evento excedeu todas as nossas expectativas, tendo havido necessidade de encerrar as inscrições por falta de espaço para acolher todos aqueles (as) que mostraram vontade de estar connosco nesta Festa de angariação de fundos. Agradavelmente, muitos dos participantes não são ex-combatentes o que nos alegra profundamente.

Salientamos a presença de todo o executivo da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, da Direcção do CIVAS, da Associação Serpa Pinto com Sede em Cinfães do Douro, e membros dos Clubes Lions da Senhora da Hora e da Trofa, liderados pelo nosso camarada “tabanqueiro” Jaime Machado, Presidente do Clube Lions da Senhora da Hora. 
Registe-se ainda a agradável presença de duas senhoras “Lionistas”que se deslocaram do Algarve propositadamente para participar na festa, bem como dois ex-combatentes que se deslocaram de Cascais a Matosinhos. Outros vieram de Famalicão pela primeira vez, todos para dar mais força ao nosso projecto.

Depois do almoço, seguiu-se uma tarde cultural animada com fado, poesia e fado de Coimbra.
A jovem Francisca Silva deleitou-nos com a sua excelente voz de fadista, acompanhada à guitarra por Joaquim Martins e à viola por David Guimarães nossos camaradas e ex-combatentes da Guiné.
A primorosa guitarra do Prof. Pedro Pinto e a viola do nosso camarada Álvaro Basto, deliciaram os presentes com algumas belíssimas guitarradas de Carlos Paredes, Pedro Caldeira Cabral e Francisco Filipe Martins
O Conjunto ” Do Choupal até à Lapa”, que teve à guitarra o Almeida Ulisses e o Joaquim Martins e à viola o David Guimarães, para além de magníficas guitarradas que sabiamente souberam tirar dos seus instrumentos, acompanharam a voz do Carlos Costa, nosso camarada de tertúlia de velha data no fado de Coimbra que ele tão bem sabe interpretar com a sua excelente voz de tenor.
Na poesia, o Fernando Santos, deliciou-nos com alguns poemas do seu reportório acompanhado pelo djambé que seu filho tocou primorosamente.
O Zé Teixeira interpretou alguns dos seus poemas escritos durante Guerra Colonial.

Já era quase noite quando os participantes se dispuseram a seguir para suas casas, contentes e felizes por um dia bem passado.

Feitas as contas, verificamos com satisfação que os donativos recolhidos ultrapassaram os 1.300 €, o que quase garante o pagamento das obras do poço de Medjo.

A toda a equipa da organização, a todos os que quiseram participar e contribuir para a causa e sobretudo aos que nos deliciaram com a sua arte e engenho os nossos mais profundos agradecimentos.

Seguem-se algumas fotografias bem elucidativas da forma como a FESTA aconteceu.

Zé Teixeira

 A Sede do CIVAS na Senhora da Hora, que nos acolheu amavelmente
 Um  pormenor da sala de jantar
 Outro pormenor da sala
 O Presidente da Tabanca Pequena na sua saudação inicial aos participantes
 O Álvaro Bastos no acolhimento das participantes oriundas do Algarve

 Outro aspecto da Sala, vendo-se em primeiro plano o Presidente do CIVAS
 O Salão Nobre do CIVAS, onde se realizou o SARAU CULTURAL

A fadista Francisca Silva acompanhada à guitarra pelo Joaquim Martins e à viola pelo David Guimarães
 O Fernando Santos acompanhado pelo seu filho e outro amigo recitando poesias da sua autoria
 Uma bela guitarrada do Prof. Pedro Pinto acompanhado à viola pelo Àlvaro Bastos
 O Conjunto " Do Choupal até à Lapa" e os seus fados de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário