domingo, 19 de julho de 2009

P206-O Monumento aos ex-Combatentes

Fui um dos primeiros que, há anos, fiz uma tentativa para que houvesse em Matosinhos um “Monumento aos Ex-combatentes”. Para tanto falei directamente com o, então, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Narciso Miranda, que foi combatente em Angola. Disse-me que sim, senhor, e que estava a pensar erigir esse monumento numa rotunda que iria ser feita no cruzamento da Avenida da República com a Rua Heróis de França. Mesmo em frente do Restaurante Milho Rei, portanto. Na sequência e aquando da realização de um almoço de ex-combatentes da Guiné, propuz aos seus organizadores que fosse convidado o Presidente da Câmara, a fim de o motivar ainda mais para essa ideia. No entanto, disseram-me que era melhor não, pois não queriam misturar política...

Contactei, para esta ideia da construção do monumento, a Associação Portugesa dos Veteranos de Guerra, a qual recebeu esta ideia com entusiasmo manifestando todo o seu apoio à ideia junto do Presidente da Câmara (ver carta enviada). Claro que houve eleições autárquicas em 9 de Outubro de 2005 e quem disse que iria tratar desse monumeno não foi eleito. Fica a dúvida se cumpriria a promessa feita...

Parece que há nova promessa, agora do actual Presidente da Câmara. Oxalá vá para a frente.

É que... promessas há muitas, sobretudo em vésperas de eleições.

Silvério Lobo

5 comentários:

  1. Caro Silvério
    Pode ser que ainda este ano vejamos um Memorial aos mortos em campanha na Guerra Colonial, lado a lado com o Memorial ao grande naufrágio de Dezembro de 1947.
    Estes Memoriais situar-se-ão na fachada Poente do Tanatório de Matosinhos, virado para o Cemitério de Sendim.

    Um abraço
    Vinhal

    ResponderEliminar
  2. Aí grande Lobéco!!!!
    Não sabia que uivávas tâo bem!!
    Mas é assim mesmo, eles o que querem são os votinhos e depois marimbam-se pró resto.Força, tens o meu apoio.

    ResponderEliminar
  3. UAAUUU!!! UAAUUU!!!
    Como o Chico diz, uivaste muito bem.
    Agora só falta ouvir o eco, pelas noites de Lua Cheia.
    Vamos ficar de ouvidos alerta pois o eco pode chegar baixinho...
    Prendado, muito prendado, meu Lobo Amigo. Ficas de parabéns pela iniciativa que, então, hás tomado.
    E andam por aí a tomar conta das rédeas da iniciativa!... Façam-te justiça! Façam-nos justiça, que já vai sendo tempo.
    Abraços, do
    Santos Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Camaradas da Tabanca de Matosinhos
    Ainda em reforço das palavras do Lobo e indo de encontro às do Xico, no ano passado, aquando do 10 de Junho, em Leça da Palmeira, apareceu já no fim da cerimónia o ex-Fur Mil Enf Narciso Miranda, que afirmou que se fôr eleito Presidente da Câmara, o Monumento aos ex-combatentes será uma realidade em Matosinhos. Registámos.
    Um abraço
    Vinhal

    ResponderEliminar
  5. meus amigos mesmo atrasada venho aqui desejar a todos um feliz dia do amigo e dizer que ,amizade significa conquistar as pessoas ou a pessoa todos os dias de sua vida. É saber q seu amigo tem necessidades e problemas como todo mundo - é um ser humano com defeitos e qualidades.
    A compreensão é fundamental para q sua amizade dure o essencial para que sejam felizes. Brigas, desavenças, sofrimento tudo isso acontece entre amigos, afinal, temos sentimentos.
    O melhor a fazer por eles é cuidar e entendê-los. Julgamentos não são válidos, mas a sinceridade ajuda bastante. Enfim, amigos são amigos e estão pro q der e vier.
    Um grande abraço a todos...
    da baiana que os adora....
    Lú.

    ResponderEliminar