segunda-feira, 23 de julho de 2012

P644 - A ÁGUA POTÁVEL JÁ CHEGOU A CAUTCHINKÉ


Da Associação Tabanca Pequena – Grupo de Amigos da G.B recebemos o texto que se segue a dar conhecimento da abertura do 5º Poço de água potável na Guiné

Foi coroada de êxito a tentativa de encontrar água potável no subsolo da tabanca de Cautchinké no sul da Guiné-Bissau, para benefício da numerosa população com cerca de 100 crianças.

Segundo informações da nossa parceira na Guiné, a AD – Acção para Desenvolvimento, a ONGD local que promove a construção dos poços por administração direta, a  pedido da Tabanca Pequena,ONGD, o poço agora aberto no fim da estação seca, apresenta-se com água em quantidade. 

Foi uma excelente surpresa para a comunidade populacional, que só muito recentemente soube que alguém, cá de longe, tinha pensado nela e se tinha disponibilizado para financiar a construção de um poço e um fontanário para que a água ali tão perto pudesse beneficiar diretamente a população de Cautchinké.
Até há pouco tempo a água para consumo era extraída de um buraco existente a cerca de dois quilómetros para onde escorriam as águas das chuvas sem qualquer garantia de salubridade.

Agora, segundo a AD, a água recolhida a cerca de 15 metros de profundidade tem boa qualidade, com a garantia de alguma salubridade pelo filtro natural que a própria terra lhe concede e pelos cuidados no isolamento do poço para que as águas à superfície não escorram para o seu interior.

A segunda fase será iniciada no fim da época das chuvas com a montagem do sistema de elevação da água através da energia solar e do respetivo depósito para que possam ter água durante as 24 horas do dia.
 O poço em fase final de construção já com água lá no fundo
Preparada para a inauguração
 A água está a chegar!
 Para quem não acreditava eis que já há água na tabanca de Cantchinké

Seguiu-se a festa e havia uma boa razão para festejar.
 Até as crianças ajudaram na construção

segunda-feira, 2 de julho de 2012

P643 - A ÁGUA POTÁVEL JÁ CHEGOU A DJUFUNKO

FONTE DE ÁGUA NA ESCOLA EVA DE  DJUFUNCO

Do blogue da AD - Acção para o Desenvolvimento ONGD. chegou-nos a notícia.

Um poço em plena área deserta

Na tabanca de Djufunco, em pleno chão felupe, junto ao oceano Atlântico e à entrada do rio Cacheu, a TABANCA PEQUENA e a CAMARA MUNICIPAL DA MAIA, de Portugal, decidiram dar um importante apoio às crianças e alunos da Escola de Verificação Ambiental de Djufunco, para que passassem a dispor de água de boa qualidade e facilmente acessível.
 
A partir de agora, esta fonte vai permitir aos alunos beber boa água, fazer um viveiro de plantas frutícolas para plantar nas casas dos pais, criar um pomar de sombra na escola e melhorar a sua higiene e a da escola.

Esta escola foi vítima há um ano de um violento tornado, cujos ventos descobriram o telhado, estando agora em fase de reconstrução. A fonte de água serve assim de um forte estímulo a estas populações tão isoladas.

Este projeto foi desenvolvido graças ao esforço do Prof. Nuno Carvalho e aos alunos Sandra Ribeiro e Pedro Barros da Escola de ténis da Maia que com o apoio da Câmara Municipal da Maia organizaram um torneio de Ténis para obtenção dos fundos necessários.
 Recorrendo a um painel solar, uma bomba submersível e um disjuntor, temos água

                                      O professor da escola está orgulhoso

                   A expetativa e alegria contagiante dos alunos porque agora temos água na escola