sábado, 24 de dezembro de 2011

P605 - DESAFIAR O ENVELHECIMENTO



A Conferência “DESAFIAR O ENVELHECIMENTO” pretende ser um momento de abordagem de problemas de saúde que se colocam ao ser humano na segunda metade da sua vida e de ser um contributo para uma reflexão sobre “O ANO EUROPEU PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO” que foi declarado para 2012.

É minha convicção que se trata de uma temática com muito interesse para todos os cidadãos, em particular para os ex-combatentes membros da Tabanca Pequena de Matosinhos.

Serão conferencistas o Sr. Dr. Miguel Teixeira, médico Ortopedista de reconhecidos méritos e a Srª. Drª. Marta Rodrigues, Psicóloga com formação e experiência na abordagem do tema.

No final da intervenção de cada um dos conferencistas, será aberto um espaço de diálogo com os presentes na sala.



A Conferência irá realizar-se no dia 21 de Janeiro (sábado) de 2012 com início às 17 horas no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Senhora da Hora (junto da estação do metro).

Para quem desejar participar, no final da conferência, pelas 20h 30m na sede do Lions Clube da Senhora da Hora, irá realizar-se um jantar solidário com inscrição prévia e limitada no número de presenças, ao preço de 15 euros por pessoa.



O Lions Clube da Senhora da Hora, instituição que colabora com a ONGD -Tabanca Pequena em algumas atividades, desejaria poder contar com o apoio e a presença de Tabanqueiros nesta iniciativa.



Com um Abraço de Amizade e Companheirismo



Lions Clube da Senhora da Hora



      José Martins Rodrigues


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

P604 - E O QUADRO SAIU




O quadro saiu ao nº 153 e foi vendido pela "nossa" Sandra Ribeiro no Clube de Ténis da Maia.
A Sandra foi a iniciadora do Torneio de Ténis em equipa com o Prof. Nuno Carvalho e o Pedro Barros.
Foi dela a ideia de procedermos ao sorteio do quadro.
Foi a ela que coube a sorte de vender a senha sorteada.
A Sandra está totalmente de parabéns.

Bilhetes passados: 800 – lindo número.
Desta forma o Clube de Ténis da Maia atinge o objetivo de conseguir 4.000€ para financiar a abertura do poço em Djufunko e ainda sobram 300€ para o poço que se seguirá em Cauntchinque.

Um abraço de parabéns a todos os que colaboraram neste empreendimento.

domingo, 18 de dezembro de 2011

P603 - OS NOVOS CORPOS GERENTES DA TABANCA PEQUENA


Conforme foi largamente publicitado, decorreu no passado dia 3 o nosso jantar anual de Natal que reuniu mais de uma centena de associados amigos e familiares num animado convívio no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim.
Aproveitando o facto de estarem presentes um grande nr. de associados o jantar foi antecedido de Uma Assembleia Geral Ordinária Eleitoral para aprovação dos novos Corpos Gerentes para o biénio 2012/2013.
Os trâmites definidos nos nossos Estatutos decorreram com normalidade e apareceu uma Lista que se designou LISTA A.
Assim, cinquenta e seis sócios no pleno gozo dos seus direitos votaram e a referida LISTA A foi eleita por unanimidade.
Seguem-se os nomes dos elementos que a constituem e que irão tomar o leme da nossa Associação nos próximos dois anos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

P602-Vamos levar as nossas companheiras ao MIlho-Rei no dia 21

Aproveitando a época festiva que atravessamos vamos levar as nossas companheiras connosco ao Milho-Rei no próximo dia 21, 

sábado, 10 de dezembro de 2011

P601 - Aniversariantes de Dezembro

Para todos eles os nossos mais sinceros parabéns


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

P599 - O JANTAR DE NATAL

TABANCA PEQUENA DE MATOSINHOS



3 DE DEZEMBRO DE 2011, a Junta de Freguesia do Bonfim, situada na Invicta cidade do Porto, cidade cheia de história e lendas, por onde passaram mui Nobres Senhores da Alta Sociedade, estava toda iluminada para receber os mui Nobres ex-combatentes da Guiné. E, não lhes chamo nobres por possuírem qualquer título ou Dom, que lhes foi atribuído por um feito qualquer, ou por terem nascido em berço de ouro numa família, já de si nobre.
São Nobres, porque deram a sua juventude por uma causa que nem eles percebiam muito bem, dada a sua tenra idade, mas que sabiam que era para defender a Pátria.
Mui Nobres, sim, são estes Homens, que vivendo uma juventude em risco, vendo amigos e camaradas caindo ao som de uma bala perdida ou do rebentamento duma mina.
Nobres, sim, porque não vislumbravam nenhum futuro e os sonhos iam-se desvanecendo.
Nobres, sim, porque regressando sem alguém lhes ter dito um “obrigado”, continuam a viver.
Nobres, sim, porque mesmo no meio da desilusão e do nada, levantaram os braços para viverem com dignidade e honestidade o dia de amanhã.

São alguns destes Homens, que já na meia-idade, se reúnem sem ressentimentos do passado e com energia suficiente ainda relembrarem os tempos passados na Guiné Bissau, tentando ajudar o povo desta mesma Guiné; que mais uma vez se reuniram para, não só passarem uns bons momentos juntos, matando saudades, relembrando a sua mocidade, mas também para angariar fundos para ajudar essa terra mística e atraente que é a Guiné Bissau.
E como prova de que, na verdade, estes camaradas fizeram a história da sua vida, passando de camaradas a amigos, fizeram-se acompanhar das suas “bajudas”, reforçando ainda mais o sentido de amizade e solidariedade.

Pensava eu que tinha alguma queda para descrever o que me vai na alma, mas perante tal situação, não encontro palavras para exprimir o carinho, o sentido de gratidão e a nobreza de sentimentos que este grupo transmite.
Quero frisar com todo o entusiasmo e dar os parabéns a todos quantos contribuíram para que este evento fosse um êxito.

Após o jantar propriamente dito, onde se vivia num perfeito ambiente de harmonia e amizade, fomos presenteados pelo Rancho Folclórico do Porto que enriqueceu o convívio com a sua apresentação de uma riqueza cultural, revivendo tempos passados, exibindo um guarda-roupa de sonho, que fazia as delícias de cada um de nós.
 
No final do espectáculo assistimos a uma investida às iguarias natalícias, ofertadas pelos comensais que satisfizeram as delícias do pecado da gula. 
Não posso deixar de referir, o bolo que viajou do Algarve até ao Porto, representando a Tabanca Pequena de Matosinhos e os seus habitantes, assim como dar os parabéns à autora do quadro leiloado. Felicitar também o autor da cerâmica apresentada e que é uma verdadeira obra de arte. Uma última nota para referenciar a mestria e arte do leiloeiro, o conhecido Zé Manel da Régua.
À Junta de Freguesia e a todos quantos contribuíram para que este jantar se tornasse em mais um passo importante para solidificar esta amizade, bem como todos os que percorreram centenas de quilómetros para se reunirem com antigos camaradas, os meus parabéns e obrigada por verificar que neste lindo Portugal à beira mar plantado ainda há gente com sentimentos Nobres.

Margarida Peixoto
 O Algarve apresenta a Tabanca Pequena de Matosinhos
Aspecto geral da sala
  Ó Zé pensas que estás na Quinta da Senhora da Graça oh! oh! oh!
O Cancela a meter uma "cunha" para pertencer ao Rancho !!!
  A Troika e o Pai Natal de mãos dadas
Fascinados com o espectáculo
Eis o nosso presidente (muito bem acompanhado!)


Estas e muitas outras fotografias podem ser vistas no álbum especialmente criado para o efeito no Facebook da Tabanca.