segunda-feira, 25 de junho de 2012

P642 - CONVÍVIOS DE TABANQUEIROS

Como já vem sendo hábito, periodicamente grupos de Tabanqueiros abandonam o seu habitual habitat de Matosinhos e partem à conquista de outros locais, outros costumes, outras comidas.
Desta vez será no próximo Domingo, que se adivinha quente e ensolarado a convidar um passeio para os lados de Paredes, mais propriamente em Aguiar de Sousa.na QUINTA DO COSTA
(clica para ver).
Trata-se de um local muito aprazivel onde para além da boa comida e do belíssimo entorno se fala a linguagem dos velhos combatentes da Guiné já que o Baptista, seu proprietário é nosso camarada de gema.
Fica aqui um convite a todos que queiram juntar um belo passeio dominical a uma opíparo almoço e à confraternização entre velhos camaradas de armas.
Aqui vai a ementa para aguçar o apetite


EMENTA
APERITIVOS

Croquetes de vitela
Rissóis de camarão
Bacalhau desfiado
Panadinhos
Orelheira com molho verde
Presunto
Salpicão caseiro

Azeitonas
Rojoezinhos
Moelinhas com molho
Dobrada na caçarola
Pataniscas de bacalhau
Etc.etc…

Consume de legumes
COZIDO À PORTUGUESA, VERDADEIRAMENTE CASEIRO
SOBREMESAS
Fruta natural
Fruta laminada
bolos variados

Café e digestivos
Aguardente velha
Bagaço feito na quinta
Licor
Como digestivo especial temos o bom trato dum amigo da Guiné, BAPTISTA que vos receberá de braços abertos.
O preço, por pessoa será de 25 Euros
No site
poderás encontrar a localização da Quinta, assim como informação sobre a mesma
O almoço está marcado para as 12H: 30 M
A parte da tarde será preenchida com muita música, interpretada por elementos da Tabanca Pequena de Matosinhos e pelo nosso camarada Baptista
As inscrições poderão ser feitas para o Vitorino Silva  telem 916193495 ou Peixoto telem 919528053 ou no Blogue TABANCA PEQUENA MATOSINHOS


segunda-feira, 4 de junho de 2012

P641 - SER SOLIDÁRIO

 Da nossa amiga Natália, e grande amiga da Guiné-Bissau recebemos a seguinte mensagem:

Grandes Amigos,

A ONG VIVER 100 FRONTEIRAS, da qual vocês tem sido grandes parceiros e colaboradores de missões ao longo destes 3 anos, vai-se juntar ao FESTIVAL NACIONAL DA ALHEIRA, que se realiza a 6,7 e 8 de Julho, no Estádio do Lusitânia de Lourosa.

Este espectáculo tem por objectivo além da construção de um campo de futebol sintético para os juniores, a construção de uma escola de formação profissional na Guiné Bissau.

Assim sendo assumimos a responsabilidade de vender 10 mil bilhetes/passaportes, os qual nos irão ajudar a atingir o nosso objectivo em causa.

O custo do passaporte é de 12,99€, para os espetáculos dos 3 dias incluindo o do Tony Carreira, Herman José e Quim Barreiros, além de 2 bebidas gratuitas incluídas no mesmo.

Sei que nos poderão ajudar e é isso mesmo que aqui lhes estamos a pedir, publicitar junto dos vossos colaboradores a existência deste espectáculo, de forma a nos poderem comprar os bilhetes.

Certos da vossa colaboração, aqui vão os contatos, para que possam solicitar a entrega dos passaportes.

Abraço

Natália – 917225588
Patrícia – 934309045
Frederico - 917800461

Será uma oportunidade de juntarmos o prazer de um bom espectáculo à solidariedade com os jovens da Guiné-Bissau.

Não deixem de participar.


domingo, 3 de junho de 2012

P 640 - A TABANCA DE MATOSINHOS TEM INSTALAÇÕES RENOVADAS



O RESTAURANTE MILHO REI RENOVOU AS INSTALAÇÕES PARA MELHOR RECEBER


Em 2005, surgiu do nada, a ideia da tertúlia de Matosinhos, ou melhor, de uma sardinhada semanal a três compinchas que assim solidificavam uma nova amizade criada a partir de uma viagem de saudade à Guiné.

Fenómeno estranho que merece ser estudado. Ou... talvez uma necessidade de os combatentes se redescobrirem, comunicarem pessoalmente, contarem e vivenciarem de novo as suas aventuras desventuras, sofrimentos e alegrias. O certo é que o grupo começou a crescer, a crescer... .

Ao fim de algum tempo alguém teve a feliz ideia de batizar este grupo. que já ia nos 15 comensais em média por semana,  como TABANCA PEQUENA DE MATOSINHOS.

Foi crescendo ao ponto de ter de mudar de poiso, dado que as instalações do restaurante, junto ao porto de Leixões se tornaram exíguas. Não foi fácil localizar um restaurante com condições de acolhimento para tanta gente, que transforma semanalmente a sala num refeitório barulhento com tantos magalas. 

 

O Restaurante Milho Rei, na Avenida Heróis de França (dizem que a Câmara Municipal de Matosinhos está a pensar seriamente em alterar o nome para Avenida Heróis da Guiné) foi o escolhido. Em boa hora.

 

Uma sala com as condições ideais para esta gente que não se conhecia de lado nenhum. Apenas nos une um factor comum - Vivemos a Guerra Colonial na Guiné - mas que, logo depois de uns segundos de apresentação, parece que já somos velhos amigos. Tantas picadas trilhadas em tempos diferentes, tantas aventuras vivenciadas nos mesmos locais, tantas pessoas nativas com quem partilhamos... e assim se inicia uma amizade talvez diferente das habituais, solidificada com o recordar de velhos tempos, no meio do sabor de uma sardinha ou de um copo de tinto. 

 

Outro fenómeno está a surgir. Pequenos grupos que se encontram à quarta-feira no Milho Rei e aí organizam outros tipos de convívios a pretexto de um bom petisco algures ou uma boa pinga, um passeio, ou visita turística, etc. "As Tabanquinhas"

 

Daqui a ideia progrediu. Hoje há tabancas por esse país fora. Os motivos variam, pese embora estejam de algum modo centradas no petisco e na convivência sadia.

 

Ultimamente surgiram as Tabancas no Facebook- Outra forma de comunicar e unir combatentes - Por terras ou regiões, por especialidades, por companhias ou outras motivações, certo é que este fenómeno, o mais recente está em crescimento.

 

Ouso afirmar, com risco de "levar na tabuleta" que a culpa é do Luís Graça e da Tabanca de Matosinhos.

 

O Sr. Silvério, proprietário do Restaurante Milho Rei, entendeu que os tabanqueiros mereciam melhores condições para celebrarem a sua festa à quarta-feira. Vai daí toca a mandar-nos embora por uns tempos (diga-se de passagem que fomos muito bem acolhidos no Restaurante do Centro Hípico do Porto) e toca a fazer obras.

Ficou bonito e acolhedor o nosso poiso semanal e a petiscada é convidativa como sempre.

Estão a chegar as sardinhas. Vamos a elas! 

 

 

 

O Sr. Silvério não sabe onde se meteu. Com as condições que nos proporcionou corre o risco de a procura por parte de combatentes na Guiné ser tão elevada que tenhamos de mudar novamente de poiso.

 

Juntamos algumas fotos para apreciação dos bloguistas e deixamos um convite, venham até à tabanca de Matosinhos.

Zé Teixeira

sexta-feira, 1 de junho de 2012

P639 - Falecimento de mais um camarada

A Hora da Glória chegou para o nosso querido camarada Manuel de Almeida Andrade. 


Depois de prolongada doença o Professo Andrade deixou-nos.


A ele ficaremos sempre ligados pelo seu entusiasmo e pelos excelentes momentos de alegria que nos proporcionou com o seu extraordinário jeito para a música.


À família enlutada o nosso mais sincero sentimento de saudade.


Ao Andrade, que descanse em paz.