sexta-feira, 29 de outubro de 2010

P496-E a Tabanca foi noticia

Foi com muito agrado que verificamos que a Tabanca foi noticia.
Desta feita na edição nr. 33 do jornal “AEROGRAMA” da Associação de Ex-Combatentes Vila-condenses.
O texto, um editorial da autoria do Manuel Nascimento Azevedo, nosso camarada assíduo frequentador das nossas quartas-feiras, faz uma descrição pormenorizado do que somos e dos nossos projecto de cariz humanitária.
Fica aqui a imagem da noticia para apreciação de todos.
Um forte abraço ao Nascimento Azevedo, homem bom e bom camarada e a todos os vila-condenses que nos têm acompanhado de forma desinteresada e amiga.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

P495 - Aniversariantes de Novembro

Para que desta vez não falhe, aqui vos deixo a lista dos aniversariantes do mês de Novembro.
Para todos os nossos mais calorosos parabéns!.......estes já ninguém vos tira !!!

P494-As nossas animadas quartas-feiras

Cada quarta-feira é uma festa no Milho-Rei.
As imagens que temos vindo a publicar no Facebook não o desmentem.
Continua a verificar-se que a sala das traseiras do Milho-Rei é uma verdadeira placa giratória  de camaradas onde cada semana vão passando sucessivamente novas caras, algumas das quais  tão agradadas ficam que até prometem voltar nas semanas seguintes. E muitos assim o fazem.
Cada quarta feira também se continuam a recolher  fundos para os nossos projectos humanitários e para a tradicional aposta no Euro milhões que teima em não nos sair.
Ficam aqui as listas das presenças e as respectivas apostas  bem como os links directos para as fotografias, para vossa apreciação.















      

JÁ SOMOS ONGD 
A nossa Associação foi finalmente reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento permitindo desta forma o acesso directo a projectos Estatais que se coadunem com os nossos objectivos estatutário e uma aquisição automática do estatuto de Entidade de Utilidade Pública.
Deixo-vos aqui a imagem do documento do reconhecimento feito pelo IPAD (Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento) um Órgão adstrito ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que tutela as Acções Externas para o Desenvolvimento.
Para os mais curiosos deixo aqui um pequeno texto retirado com a devida vénia do site do IPAD sobre as suas funções:
A cooperação para o desenvolvimento é uma prioridade da política externa portuguesa, onde pontuam os valores da solidariedade e do respeito pelos direitos humanos.
A coordenação da ajuda pública ao desenvolvimento é realizada por um único organismo, o IPAD, que assegura também a supervisão e a direcção da política de cooperação.
O IPAD, instrumento central da política de cooperação para o desenvolvimento, tem por finalidade, num quadro de unidade da representação do Estado, melhorar a intervenção portuguesa e assegurar-lhe maior relevo na política de cooperação e cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português.
A acção do IPAD tem em vista a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural dos países de língua oficial portuguesa, bem como a melhoria das condições de vida das suas populações.



Como vêm, objectivos muito similares aos que nos unem relativamente à Guiné Bissau  com quem partilhamos uma afinidade muito especial, desenvolvida nos anos da Guerra Colonial onde aprendemos a gostar daquele povo tão sofredor.

APOIO À CLÍNICA DE BOR
Estamos actualmente a reformular o projecto a favor da Clínica de Bor.
As últimas indicações que recebemos aquando da entrega da última remessa de material hospitalar enviada, revelam que esta Unidade Hospitalar já se encontra muito bem equipada tanto em matéria de meios como de recursos humanos.  As ONGD italianas que lhe têm vindo a dar apoio têm desenvolvido um trabalho extraordinário pelo que estamos a equacionar o redireccionamento  do apoio para outras Instituições neste momento mais carenciadas e mais abrangentes como o Hospital de Comura, de Quinhamel ou mesmo o de Bafatá.
Segue o balanço dos fundos entretanto recolhidos e que se encontram em nosso poder:


PROJECTO SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL
Quanto ao projecto das Sementes e Água Potável já foi liquidada quase a totalidade do valor necessário para os acabamentos do poço de Medjo.
A solidariedade dos que compareceram no nosso Sarau Cultural aliada à boa vontade de todos quantos têm contribuído para este projecto está a tornar este nosso sonho numa realidade. Quem havia de dizer que logo no primeiro ano de actuação se tenha conseguido juntar meios para dois dos dez poços que havíamos projectado?
Claro que essas coisas só  são possíveis graças à generosidade e ao empenho desinteressado de um conjunto de pessoas com corações do tamanho do mundo.
Bem hajam todos.
Transcrevemos aqui o evoluir dos donativos para aquele projecto, fotos e relatório que nos foi enviado pela AD-Acção para o Desenvolvimento, nossa parceira protocolada no terreno,  relativas ao poço de Amindará graças à qual está a ser  possível dar corpo a este projecto. Gente boa e desinteressada que compreende melhor do que ninguém as reais necessidades daquele povo.










Uma fotografia histórica que jamais se verá em Amindará as mulheres a carregarem água não potável nos seus recipientes a cerca de 3 Km da tabanca





__________________________________________


NOVOS PROJECTOS - RECOLHA DE MEDICAMENTOS
Quanto a novos projectos, pela mão do nosso camarada José Rodrigues lançamos uma campanha de recolha de medicamentos usados junto das farmácias da Senhora da Hora, que acederam colaborar connosco com enorme generosidade e boa vontade.
São elas
A Farmácia Central na Av. Fabril do Norte, 720
A Farmácia Azevedo na Rua Joaquim Pinto, 62
A Farmácia do Viso na Estrada Interior da Circunvalação, 12080
A Farmácia Ferreira de Sousa na Rua Nova do Seixo, 79



Em todas elas foram colocados contentores devidamente assinalados e cartazes a solicitar a colaboração dos respectivos utentes.



Estes medicamentos constituem a génese de um novo projecto mais alargado de ajuda sanitária ao Hospital de Bafatá e de Comura fortemente carenciados e com áreas de cobertura sanitária importantíssimas.


JANTAR DE NATAL
O nosso próximo desafio e com o aproximar da época natalícia, irá ser o nosso tradicional Jantar de Natal que, este ano, se realiza em parceria com A Tabanca dos Melros, um agrupamento de camaradas de Gondomar que se reúne mensalmente e que tal como nós, partilham dos mesmos anseios de juntar antigos camaradas e simultaneamente ajuda humanitária à Guiné-Bissau.



Não deixem para a última da hora a confirmação da vossa presença já que, pelas inscrições já recebidas,  se prevê uma grande afluência de camaradas e respectivos familiares.
Fica aqui o respectivo cartaz para divulgação.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

P493-Ajuda Amiga à Guiné-Bissau

O nosso camarada ex-combatente na Guiné, Carlos Silva, Vice-Presidente da nossa congénere "Ajuda Amiga", pede-nos a divulgação destas iniciativas. Sobretudo para os nossos leitores amigos da Guiné-Bissau residentes a sul, especialmente na zona de Lisboa, a participação será uma boa e agradável forma de ajudar o povo deste país amigo. O nosso planeta e o sítio onde vivemos é mesmo bemba di vida (o celeiro da vida).

"Ajuda Amiga" à Guiné-Bissau
(carregar em "full" para ver em ponto grande)
View more documents from Cantacunda.

Estes eventos também estão anunciados no Mural do Facebook da Ajuda Amiga

P492 - SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU

SARAU CULTURAL

Com o objectivo de angaria fundos para o nosso projecto “Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau", tendo em vista o pagamento das despesas contraídas com a abertura de um poço de água potável em Medjo no Sul da Guiné, o qual já se encontra construído, a Tabanca Pequena promoveu no passado dia vinte e cinco de Setembro um almoço seguido de Sarau Cultural em parceria com o Club Lions da Senhora da Hora e do CIVAS – Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora.

Esta Associação teve a amabilidade de nos ceder graciosamente as excelentes instalações que possui na Senhora da Hora.

O empenho das Associações intervenientes foi de tal modo elevado, que a participação no evento excedeu todas as nossas expectativas, tendo havido necessidade de encerrar as inscrições por falta de espaço para acolher todos aqueles (as) que mostraram vontade de estar connosco nesta Festa de angariação de fundos. Agradavelmente, muitos dos participantes não são ex-combatentes o que nos alegra profundamente.

Salientamos a presença de todo o executivo da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, da Direcção do CIVAS, da Associação Serpa Pinto com Sede em Cinfães do Douro, e membros dos Clubes Lions da Senhora da Hora e da Trofa, liderados pelo nosso camarada “tabanqueiro” Jaime Machado, Presidente do Clube Lions da Senhora da Hora. 
Registe-se ainda a agradável presença de duas senhoras “Lionistas”que se deslocaram do Algarve propositadamente para participar na festa, bem como dois ex-combatentes que se deslocaram de Cascais a Matosinhos. Outros vieram de Famalicão pela primeira vez, todos para dar mais força ao nosso projecto.

Depois do almoço, seguiu-se uma tarde cultural animada com fado, poesia e fado de Coimbra.
A jovem Francisca Silva deleitou-nos com a sua excelente voz de fadista, acompanhada à guitarra por Joaquim Martins e à viola por David Guimarães nossos camaradas e ex-combatentes da Guiné.
A primorosa guitarra do Prof. Pedro Pinto e a viola do nosso camarada Álvaro Basto, deliciaram os presentes com algumas belíssimas guitarradas de Carlos Paredes, Pedro Caldeira Cabral e Francisco Filipe Martins
O Conjunto ” Do Choupal até à Lapa”, que teve à guitarra o Almeida Ulisses e o Joaquim Martins e à viola o David Guimarães, para além de magníficas guitarradas que sabiamente souberam tirar dos seus instrumentos, acompanharam a voz do Carlos Costa, nosso camarada de tertúlia de velha data no fado de Coimbra que ele tão bem sabe interpretar com a sua excelente voz de tenor.
Na poesia, o Fernando Santos, deliciou-nos com alguns poemas do seu reportório acompanhado pelo djambé que seu filho tocou primorosamente.
O Zé Teixeira interpretou alguns dos seus poemas escritos durante Guerra Colonial.

Já era quase noite quando os participantes se dispuseram a seguir para suas casas, contentes e felizes por um dia bem passado.

Feitas as contas, verificamos com satisfação que os donativos recolhidos ultrapassaram os 1.300 €, o que quase garante o pagamento das obras do poço de Medjo.

A toda a equipa da organização, a todos os que quiseram participar e contribuir para a causa e sobretudo aos que nos deliciaram com a sua arte e engenho os nossos mais profundos agradecimentos.

Seguem-se algumas fotografias bem elucidativas da forma como a FESTA aconteceu.

Zé Teixeira

 A Sede do CIVAS na Senhora da Hora, que nos acolheu amavelmente
 Um  pormenor da sala de jantar
 Outro pormenor da sala
 O Presidente da Tabanca Pequena na sua saudação inicial aos participantes
 O Álvaro Bastos no acolhimento das participantes oriundas do Algarve

 Outro aspecto da Sala, vendo-se em primeiro plano o Presidente do CIVAS
 O Salão Nobre do CIVAS, onde se realizou o SARAU CULTURAL

A fadista Francisca Silva acompanhada à guitarra pelo Joaquim Martins e à viola pelo David Guimarães
 O Fernando Santos acompanhado pelo seu filho e outro amigo recitando poesias da sua autoria
 Uma bela guitarrada do Prof. Pedro Pinto acompanhado à viola pelo Àlvaro Bastos
 O Conjunto " Do Choupal até à Lapa" e os seus fados de Coimbra